Álvaro diz que candidatura é “o maior desafio da vida” e que vai governar RN “a quatro mãos” com Rogério

O ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) afirmou que assumir a pré-candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte com apoio de lideranças expressivas da oposição representa “o maior desafio” de sua vida. Nesta quarta-feira 21, ele teve a pré-candidatura a governador confirmada a recebeu o apoio de personalidades como os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB) e o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União).
“Esse momento é de profunda reflexão, é de profunda emoção, porque eu assumo agora, aqui, ao lado de vocês, o maior desafio da minha vida, que é mudar, consertar um estado quebrado, inadministrável, como é o Rio Grande do Norte”, afirmou Álvaro, ao reconhecer o cenário fiscal e administrativo do Estado.
O ex-gestor da capital potiguar acrescentou que, apesar das incertezas, mantém confiança no grupo político formado. “Mesmo com essa apreensão pelo que virá, mesmo com essas dúvidas e incertezas que tomam conta de todos nós pela situação do Estado, mesmo assim, eu estou confiante”, disse.
Na avaliação do ex-prefeito, a confiança está ancorada na composição da chapa e nas lideranças que integram o projeto. Álvaro citou nominalmente o senador Styvenson Valentim, elogiando sua atuação parlamentar.
“Nós temos ao nosso lado esse grande senador da República, que é o senador Stevenson Valentim, que trouxe um modo novo de fazer política, que trouxe uma maneira inovadora para apresentar a população do Rio Grande do Norte”, declarou. Segundo ele, Styvenson tem perfil fiscalizador: “Um senador que cobra, um senador que acompanha, um senador que verifica passo a passo, milímetro a milímetro, para onde estão indo os recursos que ele envia”.
Ainda no mesmo tom, Álvaro reforçou que espera rigor na aplicação das verbas federais destinadas ao Estado no seu eventual mandato, caso seja eleito em outubro. “Pode ter certeza de que todos os recursos que vierem para o Rio Grande do Norte serão bem empregados”, afirmou.
O ex-prefeito também fez elogios a Rogério Marinho, destacando o reconhecimento nacional do senador. “Não é à toa que Flávio Bolsonaro, outro senador da República, candidato a presidente do Brasil, dá um depoimento tão espontâneo, tão verdadeiro, tão sincero, como o que ele deu acerca do nosso senador Rogério Marinho”, disse.
Ao projetar a disputa eleitoral, Álvaro afirmou que o grupo irá às ruas unido. “É com esse time que nós vamos para as ruas”, declarou. Ele também citou o prefeito de Natal, Paulinho Freire, destacando a continuidade administrativa na capital. “Assumiu a Prefeitura Municipal, está fazendo uma boa gestão e tem conseguido viabilizar recursos e tem dado continuidade à nossa gestão, que mudou Natal”, disse.
Durante o discurso, o ex-prefeito fez um balanço de ações realizadas enquanto esteve à frente da Prefeitura de Natal, citando mudanças urbanísticas e obras estruturantes. Ele mencionou a revisão do Plano Diretor, a engorda da praia de Ponta Negra, a entrega de 2.500 apartamentos populares e investimentos em infraestrutura viária. “Entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão foram investidos na cidade de Natal para mudar, modernizar e fazer essa cidade avançar e retomar os caminhos perdidos do desenvolvimento local”, afirmou.
Álvaro ressaltou que as intervenções realizadas na capital potiguar servem como referência para o projeto estadual. “Vencendo as eleições, vocês podem esperar, podem aguardar, podem me cobrar, que nós vamos fazer tudo o que pudermos fazer. Eu vou usar toda a inteligência que Deus me deu, eu vou fazer tudo o que for possível, mas, se Deus quiser, nós vamos mudar o Estado”, declarou.
“Governo a quatro mãos”
No encerramento, o ex-prefeito agradeceu publicamente o gesto de Rogério Marinho ao abrir mão da pré-candidatura. O senador do PL afirmou que deixou a disputa após receber um apelo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para se dedicar à campanha de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência.
“Eu sei que ele realmente tinha um sonho, um sonho de infância… e ele teve esse sonho, mas agora abre mão deste sonho em virtude de um projeto maior em favor do Brasil e de outro projeto grande com esse grupo em favor do Rio Grande do Norte”, declarou.
Em seguida, Álvaro fez a afirmação que deu o tom político do evento. “Rogério Marinho não está abrindo mão do sonho dele. Ele vai realizar esse sonho. Você vai realizar, Rogério Marinho, o seu sonho, porque nós vamos governar a quatro mãos o Estado do Rio Grande do Norte”, concluiu.
Indefinição sobre filiação, vice e outro senador da chapa e eleição indireta
Filiado ao Republicanos, Álvaro Dias não descartou a possibilidade de migrar para o PL para disputar a eleição. Ele afirmou, contudo, que isso ainda será objeto de negociação entre os partidos aliados – assim como a definição do restante da chapa, como o outro candidato ao Senado (um deles será Styvenson Valentim) e o candidato a vice-governador.
“Nós vamos discutir essas questões. Não está tudo definido ainda. Falta a indicação do vice-governador, do outro senador, faltam outras questões que vão ser discutidas, abordadas pelo nosso grupo político. Mas todas vão ser encaminhadas, resolvidas de acordo com o momento oportuno”, afirmou Álvaro, questionado pelo AGORA RN.
O ex-prefeito também declarou que sua pré-candidatura anunciada nesta quarta-feira é para a disputa eleitoral de 4 de outubro de 2026, descartando por ora concorrer na provável eleição indireta que será realizada em abril, após as renúncias da governadora Fátima Bezerra (PT) e do vice Walter Alves (MDB). Esse pleito na Assembleia Legislativa vai eleger uma chapa para finalizar o mandato até 5 de janeiro de 2027.
“Poderia ser, se fosse a vontade do grupo. Nós temos de conversar, de dialogar, mas a princípio não está nos nossos planos, nem no nosso projeto, disputar a eleição indireta. Está sim disputar a eleição democrática, limpa, soberana, com o voto do povo, apresentando propostas, apresentando um programa propositivo para conseguir um objetivo maior, que é mudar o Rio Grande do Norte”, enfatizou.
agora rn
