Apenas 20% dos potiguares definiram voto para ALRN

Postado em 2 de setembro de 2025

Mesmo a uma distância de praticamente 13 meses das eleições gerais de 2026, quase 20% dos eleitores do Rio Grande do Norte apontam definições de nomes para a disputa das 24 cadeiras de deputado estadual, conforme sondagem de intenções de votos da Consult-Pesquisa feita nos dias 21, 22 e 23 de agosto nas 12 regiões do Estado.

A sondagem espontânea da Consult Pesquisa – aquela em que não se apresentam nomes de pré-candidatos a cargos eletivos, mostra que 19,88% dos 1.700 eleitores entrevistados votariam em 65 eventuais candidatos à Assembleia Legislativa.


Mas a pesquisa Consult identificou que 74.88% dos eleitores não sabem em quem votar, enquanto 5.24% não votaria em nenhum candidato.


O resultado da amostragem lista que dentre os 65 pré-candidatos citados, três deputados estaduais aparecem com mais de 1% na preferência dos eleitores – Tomba Farias (PL), com 1.47%, seguido de Neilton Diógenes (PP), 1.18% e Dr. Bernardo (PSDB), 1.12%.


Em quarto lugar, vem o deputado Adjuto Dias (MDB), 0.76% e na sequência, com 0.71% os deputados Nelter Queiroz (PSDB) e Cristiane Dantas (SDD) e o ex-deputado Getúlio Rego.


Com 0,65% surge o deputado estadual Coronel Azevedo (PL) e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), George Soares.


Depois se seguem cinco nomes com 0.59%, o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), os deputados Gustavo Carvalho (PL) e Francisco do PT; o prefeito de Caicó, Dr. Thadeu (PSDB) e o ex-prefeito de Ceará Mirim, Júlio César Câmara.


Em seguida estão os deputados estaduais Galeno Torquato (PSDB) e Divaneide Basílio (PT), com 0.53.


Todos os outros nomes citados aparecem com menos de 0.5%.

Natália e Girão lideram para federal

A partir das convenções partidárias programadas para o fim de julho e começo de agosto de 2026, os eleitores vão conhecer os nomes dos candidados aos pleitos majoritários e proporcionais. No entanto, segundo o instituto Consult Pesquisa, pelo menos 12.47% do eleitorado do Rio Grande do Norte já decidiram em quem votar para deputado federal nas eleições de outubro do próximo ano.


Em relação ao percentual de indecisos, o índice é de 82,71%. Os que disseram não votar em nenhum pré-candidato são 4,82%.


Dentre 40 nomes citados como concorrentes a oito vagas para a Câmara Federal, nas seis primeiras colocações estão a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 11.82% e em segundo lugar o deputado federal General Girão (PL), 1.53%, seguidos dos deputados federais Benes Leocádio (União Brasil) e João Maia (PP), 1.18%.


Depois surgem os deputados federais Robinson Faria (PP), com 0.94% e Sargento Gonçalves (PL), 0.82%.


No complemento da lista dos 15+, aparecem Juninho Alves, 0.65%; o ex-prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, 0.53% e o ex-deputado federal Betinho Rosado e com 0.24%, seguem-se a secretária do Trabalho, Habitação e Ação Social em Natal, Nina Souza; deputados federais Fernando Mineiro (PT) e Carla Dickson (União Brasil), o ex-deputado federal Rafael Motta, ex-deputado estadual Kelps Lima e o Coronel Brilhante.


Os outros nomes citados aparecem com menos de 0.2%.

Números

A pesquisa foi feita nos dias 21, 22 e 23 de agosto nas 12 regiões do Estado. Ao todo, foram realizadas 1,7 mil entrevistas. A confiabilidade é de 95%.

Lula venceria Bolsonaro por 6,7 p.p no RN

O cenário eleitoral no Rio Grande do Norte para a corrida presidencial em 2026 é de polarização entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o atual presidente Lula (PT), que está 6.7 p.p à frente do seu principal concorrente do Partido Liberal (PL), segundo o mais recente levantamento do Instituto Consult.


Caso as eleições fossem hoje, o presidente Lula teria 41.24% dos votos contra 34.53% do ex-presidente Bolsonaro, de acordo com a Consult-Pesquisa, que sondou as intenções de votos de 1.700 eleitores potiguares entre os dias 21 e 23 de agosto.


Na pesquisa estimulada em que a Consult-Pesquisa apresentou os nomes de seis “presidenciáveis”, todos os outros pré-candidatos não passaram da casa dos 5% na preferência dos entrevistados.


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com 4.12% e mais atrás estão os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 0.94%; de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), 0.82% e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), 0.65 %.


Os eleitores que responderam não votar em “nenhum” presidenciável, são 9.59 %, enquanto os chamados indecisos, que “não sabem dizer” em quem votaria para presidente nas eleições de outubro do próximo ano são 8.12 %.


A Consult-Pesquisa utilizou amostra: Foi utilizada uma amostra probabilística casual simples de 1.700 entrevistas, distribuída nas 12 regiões do Estado.


Erro amostral: os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2.3%, com confiabilidade de 95%.

Partidos


Segundo o instituto Consult 23,42% identificam-se com algum partido. No universo de 12 partidos o mais citado é o Partido Liberal )PL), com 10,94%.


O Partido dos Trabalhadores (PT) é o segundo na preferência dos eleitores, 8,94% e em terceiro lugar está o MDB, 1.41%.

tribuna do norte