Areia Branca terá 1º parque eólico offshore licenciado do Brasil

Postado em 27 de junho de 2025

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu, nesta terça-feira (24), a primeira licença prévia do país para um projeto de energia eólica offshore — gerada em alto-mar. O projeto aprovado será implantado no litoral do município de Areia Branca, no Rio Grande do Norte.

Denominado Sítio de Testes de Aerogeradores Offshore, o empreendimento será instalado a uma distância de 15 a 20 quilômetros da costa potiguar. A proposta prevê a instalação de dois aerogeradores: um com capacidade de 8,5 megawatts (MW) e outro de 16 MW, totalizando 24,5 MW de potência. Toda a energia gerada será destinada ao consumo interno do Porto-Ilha, localizado no município.

O projeto é conduzido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (Senai/RN), que vê a licença como um marco para o setor energético do estado.

“A ideia agora é que a gente passe para uma fase de chamamento público para atrair empresas que possam investir”, afirmou Rodrigo Mello, diretor regional do Senai/RN.

Segundo ele, a estimativa é que o projeto entre em uma fase de estudos e engenharia pelos próximos 18 meses. A partir da assinatura de contratos, prevista para outubro deste ano, a expectativa é que a operação do parque eólico ocorra dentro de 36 meses.

mossoró no ar