Argentina retira delegação da COP29 após decisão de Javier Milei
O presidente da Argentina, Javier Milei, determinou nesta quarta-feira (13) a retirada da delegação argentina da COP29, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que está sendo realizada em Baku, no Azerbaijão. A decisão ocorre após os primeiros dias do evento, que começou na segunda-feira (11), nos quais representantes do governo argentino participaram das discussões.
Durante a cúpula, autoridades dos ministérios de Relações Exteriores, Meio Ambiente, Turismo e Esportes da Argentina integraram dois grupos de negociações: um com o Grupo Sul, que inclui Brasil, Equador, Uruguai e Paraguai, e outro com o G77 mais China. Segundo informações do jornal La Nación, a participação da delegação argentina foi considerada “menos que simbólica”, com uma atuação discreta nos debates.
Durante a campanha eleitoral, Milei havia afirmado que a crise climática era uma “mentira socialista”, e embora tenha recuado de uma possível saída do Acordo de Paris, suas políticas seguem uma linha mais alinhada com visões ultraliberais. A postura da Argentina em relação ao clima continua a ser um tema central nas negociações globais.
band