Assembleia concede títulos de cidadania a personalidades com relevantes serviços ao RN

Postado em 11 de dezembro de 2025

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte teve uma tarde de reconhecimento a personalidades que têm prestado relevantes serviços ao Estado e que não nasceram em solo potiguar. Nesta quarta-feira (10), o Parlamento realizou Sessão Solene para homenagear pessoas que tiveram trajetórias dedicadas ao desenvolvimento social, cultural, educacional e econômico do Estado. A solenidade foi proposta pela deputada Isolda Dantas (PT), e teve participação dos deputados Francisco do PT e Divaneide Basílio.

“Primeira vez que nosso mandato faz uma entrega de título de Cidadão Norte-Rio-Grandense. Para nosso mandato, é uma honra e temos um preciosismo muito grande para conceder essa homenagem”, disse Isolda Dantas, que propôs parte dos títulos.

Entre os homenageados esteve Pedro Henrique Cordeiro Lima, natural de Montes Claros (MG), que reside em Natal desde a infância. Advogado, mestre em Direito e gestor público, Pedro Lima tem destacada atuação na área educacional, especialmente à frente do Programa Nova Escola Potiguar, coordenando ações estruturantes como a implantação dos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia e a modernização da rede estadual de ensino.

A solenidade também concedeu o título à Dra. Minli Yang, professora da Universidade Agrícola da China e referência internacional em mecanização agrícola. A homenageada tem papel estratégico nas parcerias Brasil–China voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, contribuindo diretamente para a introdução de tecnologias no campo potiguar, especialmente no Oeste do Estado, beneficiando centenas de famílias.

Outro agraciado foi o economista José Ediran Magalhães Teixeira, com trajetória ligada ao DIEESE e aos movimentos sindicais. Durante sua atuação no Rio Grande do Norte, contribuiu para a elaboração de políticas públicas, planos de cargos e salários e estudos técnicos que fortaleceram o serviço público e a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras potiguares.

A área cultural e artística também foi representada com a concessão do título ao cantor e produtor cultural Ermínio Félix, artista radicado no RN desde a adolescência. Fenômeno da internet e presença constante em programas de alcance nacional, Ermínio tem levado o nome do Rio Grande do Norte para o Brasil e para o exterior, além de desenvolver forte atuação social em comunidades da capital.

Na área da educação e da pesquisa histórica, recebeu o título de cidadã norte-rio-grandense a professora Jeane Fialho Canuto, pesquisadora da Ditadura Militar no Rio Grande do Norte e docente da rede municipal de Natal, com relevante contribuição à formação educacional e à preservação da memória histórica do Estado.

Também foi homenageado o professor e artista José Sávio Oliveira de Araújo, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com mais de quatro décadas de atuação acadêmica e artística no RN. Reconhecido nacional e internacionalmente nas Artes Cênicas, o professor tem papel fundamental na formação de artistas, professores e pesquisadores, além da difusão cultural do Estado.

A solenidade incluiu ainda a entrega do título de cidadão norte-rio-grandense ao Dr. Luiz Gomes, advogado trabalhista com reconhecida atuação no RN e no Brasil. Referência na advocacia trabalhista, o homenageado possui destacada participação em entidades jurídicas nacionais e internacionais, além de relevante contribuição para a formação jurídica no Estado.

“O chão potiguar se torna mais firme e se expande com as senhoras e os senhores. Conceder o título é mais do que um ato legislativo, é um gesto de reconhecimento que diz: sua luta se fundiu à nossa terra, seu suor regou esse solo árido. Dar essa honraria é como firmar raízes em solo potiguar”, disse Isolda. “Levem consigo para sempre o sal da luta no ar, a força tecida na organização popular e a certeza de que quando indagados sobre seu lugar no mundo, irão afirmar com orgulho e convicção: minha raiz é potiguar, minha luta é norte-rio-grandense”, finalizou a parlamentar.