Astronautas pisam em terras potiguares pela primeira vez em projeto de apoio à criança com câncer

Pela primeira vez, o Rio Grande do Norte receberá a visita simultânea dos astronautas Denis Matveev e Eiman Jahangir. O russo e o americano, respectivamente, participarão nos dias 11 e 12 de setembro do projeto Art Rocket, promovido pela Fundação de Caridade Unity e apoiado pela agência espacial russa Roscosmos, como parte da campanha Setembro Dourado, dedicada à conscientização sobre o câncer infantil.Play Video
Em Natal, eles visitarão o Hospital da Liga na manhã da próxima quinta-feira (11) e a Casa Durval Paiva na tarde da sexta (12). Denis Matveev é cosmonauta e Herói da Rússia, enquanto Eiman Jahangir é astronauta e cardio-oncologista .

A ideia principal do projeto é reunir crianças com câncer de todo o mundo para pintar seus sonhos lado a lado com cosmonautas e astronautas. Esses sonhos irão decorar o exterior de um foguete russo real, que a Roscosmos lançará em breve para a Estação Espacial Internacional.
Além da interação com os pacientes, os astronautas irão compartilhar experiências sobre a exploração espacial e participar de oficinas criativas com as crianças.
“É uma honra participar deste projeto. Como cardio-oncologista e segundo astronauta da MoonDAO, o Projeto Art Rocket une as duas paixões da minha vida: cuidar de pessoas com câncer e promover a exploração espacial. O que o torna especialmente significativo é que ele reúne pessoas de todo o mundo, dos Estados Unidos, da Rússia, do Brasil e de outros países, em torno de um sonho comum de esperança e descoberta,” disse Dr. Eiman Jahangir.
Até agora, mais de 3.500 crianças de 45 cidades em 11 países participaram, juntamente com mais de 25 astronautas e cosmonautas. O Brasil será o 12º país a sediar o projeto, com mais de 200 crianças com câncer, 800 estudantes e alunos do ensino fundamental, além de pacientes adultos e médicos.
“Os desenhos das crianças não viajarão simplesmente para o espaço em papel — pela primeira vez na história, eles serão aplicados diretamente no foguete. Esse processo envolve toda uma equipe de especialistas. Com esse projeto, queremos que as crianças de todos os lugares saibam que seus sonhos são importantes e que os adultos farão todo o possível para torná-los realidade,” disse Alena Kuzmenko, Presidente da Fundação UNITY.
tribuna do norte