Atuação de Toffoli no inquérito do Banco Master causa irritação em Lula

A atuação do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito do Banco Master tem provocado irritação no presidente Lula (PT). A informação é da Folha de São Paulo em matéria que cita o acompanhamento por parte do chefe do Executivo das repercussões dessa investigação.
Segundo apurado pela Folha, Lula deu sinais de que não pretende defender Toffoli das críticas que vem sofrendo. Além disso, em conversas reservadas, o presidente chegou a afirmar, em desabafos, que o ministro deveria renunciar a seu mandato na corte ou se aposentar.
A reportagem mostrou que Lula pretende chamar Toffoli para uma nova conversa sobre sua conduta no inquérito do Banco Master tendo em vista o desgaste institucional ao STF causado por notícias que expuseram laços de parentes do ministro com fundos ligados ao banco. Há ainda, segundo a matéria, o receio que investigação possa atingir integrantes do governo uma vez que o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, tem ligações com políticos do centrão e também com aliados do governo do PT na Bahia.
tribuna do norte
