Bolsonaro diz que versão de Bento Albuquerque sobre joias não o convenceu.
O ex-presidente Jair Bolsonaro disse a interlocutores que achou estranha a explicação de Bento Albuquerque sobre o caso das joias sauditas e que a justificativa do ex-ministro não foi convincente. Bolsonaro conversou com interlocutores de Bento no sábado e, segundo pessoas ligadas ao ex-presidente disseram, as explicações do militar não o convenceram.
Bolsonaro assegura aos amigos que ficou sabendo da história dos brilhantes de R$ 16,5 milhões pela imprensa. O ex-presidente afirma que Bento não o procurou em nenhum momento para tratar do assunto. Bolsonaro estranha que o militar tenha ficado tanto tempo sem levar a ele um assunto relacionado a um valor tão alto.
O ex-ministro disse, em entrevista aos jornalistas Adriana Fernandes e André Borges, que a comitiva do Ministério de Minas e Energia estava indo embora da Arábia Saudita quando um representante do governo local entregou dois pacotes aos servidores brasileiros.
Bento afirmou que os pacotes foram distribuídos nas malas de servidores do ministério e que não sabia o que havia dentro deles.
As joias, avaliadas em R$ 16,5 milhões e que seriam destinadas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, ficaram retidas na alfândega, enquanto o outro pacote ingressou no Brasil na mala de um integrante da comitiva de Bento. Havia relógio e caneta neste segundo volume.
No momento da apreensão, o ex-ministro justificou ao fiscal da Receita Federal que o pacote era um presente. Reportagens do Estadão mostraram que o governo Bolsonaro tentou reaver as joias até os últimos dias do mandato. A Receita informou que investigará a entrada do segundo pacote no Brasil.
A história toda é estranha, e a investigação da Receita Federal quer colher o depoimento de Bento Albuquerque. Ao Fisco, o almirante terá que ser convincente. Bem como à Polícia Federal, aliás.
Metropoles