Bolsonaro pode ‘ser um líder ou definir’, diz Cláudio Castro nos EUA
Um dos principais nomes do PL e dono do cargo mais vistoso ocupado por um quadro do partido no Brasil, no berço popular do bolsonarismo, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse nesta quarta-feira, 10, em Nova York , em que condições o presidente Jair Bolsonaro poderia liderar a oposição e a direita na disputa à Presidência em 2026.
Em evento organizado pelo jornal Financial Times , Castro declarou que Bolsonaro é um líder natural em função da votação que conseguiu em 2022, mas não tem o posto garantido para a próxima disputa — isso, é claro, se o capitão não for declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas ações que correm contra ele por ataques ao sistema eleitoral.
Para o governador do Rio, a posição de Bolsonaro depende de sua atuação na oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva . Castro disse que o ex-presidente tem chance de “ser um líder ou definir”, caso faça uma “oposição destrutiva”.
“Na vida como ela é, todo mundo quer uma vida boa, que funcione, e qualquer pessoa que destrua a possibilidade de melhorar vai definindo aos poucos. Bolsonaro tem a possibilidade de ser um líder ou de definir, vai depender da sua própria ação enquanto oposição”, declarou Cláudio Castro, que manteve relações cordiais com o governo e não fez ataques a Lula na campanha de 2022.
“Fazer oposição é algo importantíssimo para a democracia. Não existe democracia sem oposição. Agora, ela tem que ser construtiva e feita de maneira que a vida das pessoas melhore, e não piore, que se impeça o país de crescer. Tem tudo para ser um grande líder, depende dele próprio”, completou Castro.
VEJA