Bolsonaro recebe alta de hospital três semanas após passar por cirurgia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de 70 anos, recebeu alta do hospital DF Star, em Brasília, na manhã deste domingo (4). Ele estava internado desde o dia 12 de abril, após ser submetido à 7ª cirurgia, uma laparotomia exploradora, para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal. A cirurgia foi necessária devido a complicações relacionadas ao ferimento causado por uma facada que Bolsonaro sofreu em 2018.

Desde o atentado de 2018, o ex-presidente foi hospitalizado diversas vezes. Naquele incidente, ele foi esfaqueado e teve o intestino perfurado. Ao todo, Bolsonaro passou por 10 cirurgias, sendo sete delas para tratar complicações do ferimento. Em julho de 2021, o ex-presidente foi diagnosticado com suboclusão intestinal, após apresentar soluços persistentes. Ele foi internado e tratou a condição, que é caracterizada por uma obstrução parcial do intestino, dificultando o progresso da alimentação e secreções no tubo digestivo.

Bolsonaro deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na última quarta-feira (30), sem apresentar dor ou febre. De acordo com o boletim médico divulgado no dia seguinte, o ex-presidente demonstrou melhora progressiva nos movimentos intestinais espontâneos. A laparotomia exploradora realizada foi para desobstrução do intestino e reconstrução da parede abdominal.

Durante sua internação, Bolsonaro manteve suas redes sociais ativas, compartilhando atualizações sobre seu quadro de saúde. Em uma das postagens, ele mostrou a remoção da sonda nasogástrica. Nesse sábado (3), publicou uma foto do procedimento de laparotomia exploradora a que foi submetido no dia 13 de abril.

Tribuna do Norte

Postado em 5 de maio de 2025