Brasil registra mais de 173 mil acidentes com escorpiões em 2025; mortes já passam de 200

Postado em 18 de dezembro de 2025

O Brasil já registrou mais de 173 mil acidentes com escorpiões em 2025, com mais de 200 mortes confirmadas até o momento, segundo o G1. Em 2024, apesar do número maior de casos — 201 mil ocorrências —, foram contabilizados 126 óbitos. Com isso, a taxa de letalidade aumentou de 0,06 para 0,12 de um ano para o outro.

Crianças e idosos são os grupos mais vulneráveis às picadas, e a forma como a vítima age após o acidente influencia diretamente a evolução do quadro clínico. Uma pesquisa publicada na revista Frontiers in Public Health aponta aumento de 155% nos relatos de picadas de insetos entre 2014 e 2023 no Brasil. De acordo com dados da série histórica do Ministério da Saúde dos últimos dez anos, o maior número de mortes por escorpiões foi registrado em 2023, com 430 óbitos.

A expansão urbana e as altas temperaturas contribuem para o aumento da presença do animal nas cidades. Os escorpiões aparecem com mais frequência nos meses mais quentes, entre setembro e fevereiro, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já nos estados do Norte e Nordeste, onde as temperaturas são elevadas ao longo do ano, a incidência ocorre durante todos os meses.

Os acidentes podem ser classificados como leves, moderados ou graves. O veneno atua no sistema nervoso e provoca dor intensa no local da picada, que pode se espalhar pelo membro afetado. Em casos moderados, podem surgir suor excessivo, vômitos e taquicardia. Nos quadros graves, há risco de salivação intensa, insuficiência cardíaca, edema pulmonar e morte.

O que fazer em caso de picada de escorpião
A orientação é procurar atendimento médico imediatamente. Não se deve usar pomadas no local, pois elas são ineficazes contra o veneno e podem alterar a coloração da pele. Também não é indicado fazer torniquetes, incisões ou sucção no local da picada, nem aplicar gelo.

A área atingida deve ser lavada imediatamente e de forma suave com água e sabão, o que ajuda a reduzir o risco de lesões secundárias. Compressas mornas podem aliviar a dor até a chegada a um serviço de saúde, onde será avaliada a necessidade de aplicação de soro.

Como evitar o aparecimento de escorpiões
Os escorpiões têm papel no equilíbrio ecológico, mas a presença em áreas urbanas pode ser reduzida com medidas preventivas. Eles preferem locais quentes e úmidos. O lixo atrai baratas, que são fonte de alimento, e o acesso às residências ocorre por entulhos, redes de esgoto, tubulações de água e energia, ambientes escuros e úmidos, segundo o Instituto Butantan.

Entre as recomendações estão manter o lixo bem fechado; evitar acúmulo de entulhos, folhas secas e materiais de construção; impedir que plantas encostem em paredes e muros; manter rodapés fixados; não deixar roupas no chão; sacudir calçados antes de usar; afastar camas e móveis das paredes; não colocar as mãos em buracos ou troncos; usar luvas e calçados em jardins; manter ralos fechados e vedar buracos em paredes, tomadas e caixas de luz.

agora rn