Câmara ainda não fez devolução de dinheiro para o executivo no biênio 2021/2022.

Até esta quinta-feira, 28/12/2022, a Câmara de Vereadores de Currais Novos não fez nenhuma devolução financeira aos cofres do município.

A legislação federal prevê que municípios com porte de Currais Novos, com população de até 100 mil habitantes, têm que transferir até 7% da receita orçamentária para o legislativo, cerca de 380 mil reais mensais , para suprir despesas da casa do povo, no término de cada ano, se tiver dinheiro em caixa, esse valor terá que ser devolvido aos cofres do município.
Uma administração eficaz faz com que esse dinheiro seja investido na Casa e ainda sobre para retornar para o executivo e, assim, ser investido em benefício da população.
Foi assim na administração de Zefinha Moura, no biênio 2015/2016, em que foram devolvidos mais de 460 mil reais, além de reformas e investimentos na Tv Câmara. O mesmo aconteceu com o ex-vereador João Neto durante os 4 anos em que esteve no comando do legislativo, ( 2017, 2018, 2019 , 2020 ), João devolveu mais de 2 milhoes de reaís aos cofres publicos, além de investimentos que ultrapassaram 1,5 milhão e meio de reais.
Vereadores alegam que a não devolução do ano passado deu-se ao aumento de despesas como o plano de cargos e salários dos funcionários e aumento dos proventos dos próprios vereadores.
Com a chegada de um novo Presidente, agora em janeiro, algumas pendências precisam ser resolvidas, como a chegada da Rádio câmara, concessão já recebida e quase perdida por falta de interesse do legislativo e também o conserto do elevador da casa, que contribuiria muito com as pessoas com dificuldades de locomoção a assistir às sessões da Câmara.
O ano ainda não acabou e estamos torcendo que haja devolução de algum valor e que seja bem aproveitado pelo gestor.

juninhobrito.com.br

Postado em 28 de dezembro de 2022