Camilo Santana garante que Enem 2025 não será cancelado após questões anuladas

Postado em 24 de novembro de 2025

O ministro da Educação, Camilo Santana, garantiu nesta sexta-feira (21) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 não será cancelado, após a polêmica do suposto vazamento e anulação de três questões. Camilo disse que “nenhum participante será prejudicado” e que os resultados estão com a previsão mantida para janeiro de 2026.

Camilo pontuou que “o Enem é um patrimônio do Brasil”, e que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) investigou e anulou as questões para garantir a isonomia do exame.

“Ele [o Enem] está acima de qualquer questão política ou partidária. O Enem foi a grande política pública criada para enfrentar as desigualdades desse país, que são enormes, para dar oportunidade a um filho de um trabalhador, de uma trabalhadora ter acesso à universidade pública desse país. De ter acesso às políticas como o SiSU, o ProUni, o FIES, foi a grande política de democratizar o acesso ao ensino superior desse país”, comentou o ministro.

Em seu pronunciamento, Camilo destacou que o ocorrido neste ano “é um caso de polícia”, e que a Polícia Federal (PF) “já foi acionada e tomará todas as providências com o rigo da lei”.

Diario do Nordeste