Celso Amorim liga para Lula e relata como foi reunião com Zelensky

Enviado por Lula à Ucrânia, o ex-chanceler Celso Amorim ligou para o petista ainda de Kiev para relatar como foi a reunião com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nessa quarta-feira (10/5).

A Lula, Amorim contou que a conversa durou cerca de 40 minutos e foi “boa”. Ele relatou ter sido bem tratado não só por Zelensky, como pelas outras autoridades da Ucrânia com as quais se reuniu na capital do país.

Atual chefe da assessoria especial de Lula no Palácio do Planalto, Amorim relatou ainda ter defendido a Zelensky que tanto a Rússia quanto a Ucrânia precisam fazer concessões para se chegar a um acordo.

O relato feito por Amorim deve embasar um comunicado oficial que o governo brasileiro pretende divulgar nesta quinta-feira (11/5) sobre a viagem do ex-chanceler à Ucrânia.

Como o espaço aéreo ucraniano está fechado, Amorim entrou em território ucraniano por meio de um trem que partiu da Polônia, mesmo trajeto que terá de fazer na volta. Da Europa, o ex-chanceler volta direto para o Brasil.

Metropoles

Postado em 12 de maio de 2023