Celular Seguro amplia acesso e passa a valer para todos os brasileiros

Prestes a completar dois anos, o Celular Seguro amplia acesso e passa a atender todos os cidadãos brasileiros. A nova funcionalidade, já disponível, foi anunciada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto.
Agora, vítimas de furto, roubo ou extravio podem registrar a ocorrência no sistema mesmo sem cadastro prévio, usando qualquer meio eletrônico. O prazo para o registro é de até 15 dias após o incidente.
Segundo Manoel Carlos, a novidade democratiza o uso da ferramenta. “É o Celular Seguro para todos. Mesmo sem estar cadastrado, o cidadão pode entrar no sistema por outro dispositivo, baixar o aplicativo e fazer o registro”, afirmou.
Com o alerta emitido, o usuário pode solicitar imediatamente:
- bloqueio do aparelho;
- bloqueio da linha telefônica;
- bloqueio de contas e aplicativos bancários;
- ativação do modo recuperação.
Lançado em dezembro de 2023, o Celular Seguro se consolidou como ferramenta inovadora para proteger dados pessoais, reduzir prejuízos com fraudes digitais e agilizar a atuação das polícias estaduais na recuperação de aparelhos.
O sistema também permite consultar se um celular usado possui restrições no próprio aplicativo ou nas bases da Anatel, ajudando a evitar golpes na compra de aparelhos.
tv ponta negra
