Central do Cidadão de Caicó passará a se chamar Central do Cidadão Monsenhor Tércio de Araújo

A mudança no nome deste espaço é uma proposição do mandato do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), que foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Assembleia Legislativa do RN na semana passada e que aguarda apenas a sanção da governadora Fátima Bezerra para se tornar oficial.

“Buscamos reconhecer o valoroso legado deixado por Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, falecido em 2021 em decorrência da Covid-19 e que muito contribuiu para a fé cristã e para a educação do povo caicoense”, ressaltou o Deputado. Ubaldo destaca que “é inegável a contribuição de Monsenhor Tércio para a região Seridó. Era incansável e, ao longo de seus mais de 60 anos de sacerdócio, deixou sua marca como professor, intelectual, com largo conhecimento de filosofia e teologia. Estou orgulhoso em ser o propositor desta homenagem a um homem que tantas gerações preparou para a vida e que possui ex-alunos espalhados por todo o Brasil e até pelo exterior”, declarou.

BIOGRAFIA

Natural de Currais Novos, Monsenhor Tércio de Araújo nasceu em 12 de outubro de 1935 e se tornou presbítero em 1960, após cursar Filosofia e Teologia na Pontífice Universidade Gregoriana de Roma. Em sua caminhada, o Monsenhor atuou como Vigário Geral, Administrador Diocesano, Diretor da Escola Prevocacional de Caicó, Diretor de Departamento de Ação Social da Diocese de Caicó, Diretor do Colégio Diocesano Seridoense, Diretor da Fundação Educacional Sant’Ana, Pároco de São José em Caicó e Diretor da Rádio Rural de Caicó até o ano de 2009.

Monsenhor Tércio de Araújo teve intensa dedicação à educação, passando pelo Colégio Santa Terezinha, Colégio Normal de Caicó e pela Escola Estadual Joaquim Apolinar. Ainda, integrou o Conselho Estadual de Educação, ocupou o cargo de Diretor da Faculdade de Teologia Cardeal Eugênio Sales, foi professor na UFRN e participou ativamente das discussões da criação do Campus Universitário de Caicó.

Glaucia Lima

Postado em 24 de abril de 2023