Com 0,09% do volume, açude Itans registra mortandade de peixes

O Açude Itans, localizado no Seridó do Rio Grande do Norte, reflete a crise hídrica causada pelo clima seco presente no Rio Grande do Norte. Em vídeo publicado nas redes sociais, pessoas que vivem na região registraram um grande volume de peixes morrendo, devido a escassez.
Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) na segunda-feira (10), o açude apresenta apenas 0,09% do seu volume.
Durante a gravação, um dos moradores relata que o volume de peixes mortos gera mau-cheiro. Ele pediu a intervenção das autoridades para evitar um dano maior.
“Olha a situação daqui. Vou postar aí e pedir força a Deus. Marina Silva (ministra do Meio Ambiente) ou outro governante, vamos tomar uma atitude aí”, afirmou.
Seca
Um levantamento realizado pelo Monitor de Secas, divulgada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte no fim de outubro, aponta que 83,83% dos municípios do Rio Grande do Norte apresentaram algum nível de seca. A categoria mais frequente foi Seca Grave, com 37,13% dos municípios afetados, o que corresponde a mais um terço das cidades.
Conforme informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, a Seca Fraca e a Seca Moderada figuraram em patamares semelhantes com 23,95% e 22,75%, respectivamente. Não houve registros de Seca Extrema ou Excepcional no período, que corresponde ao mês de setembro.
98FM
