Com 700 novos terremotos, probabilidade de erupção vulcânica permanece alta na Islândia
O Gabinete Meteorológico da Islândia registrou nesta terça-feira (14) cerca de 700 novos terremotos desde a última meia-noite — o maior com uma magnitude de 3,1 graus — perto da cidade de Grindavík, no sudoeste da ilha, e advertiu que “a probabilidade de erupção continua elevada”.
Durante o dia de hoje, a maioria dos tremores, principalmente “microterremotos, normalmente a profundidades de foco de entre 3 km e 5 km”, são registrados ao longo da intrusão de magma, acrescentou o comunicado da instituição.
“Em resumo, a probabilidade de uma erupção permanece elevada. Se ocorrer uma erupção, o local mais provável será na intrusão de magma. A nossa última avaliação de risco não indica quaisquer outros locais potenciais de erupção”, destacou o Gabinete Meteorológico da Islândia.
O comunicado especifica que as medições da deformação, incluindo observações aéreas de alta resolução, imagens de radar por satélite e observações GPS terrestres, revelam “movimentos contínuos e constantes do solo devido à formação em curso da intrusão de magma”.
De acordo com modelos geofísicos, estima-se que a intrusão esteja se espalhando lentamente para cima e que o magma esteja 800 m abaixo da superfície.
As autoridades islandesas declararam na sexta-feira (10) situação de emergência após uma série de sismos perto de Grindavík e alertaram para uma possível erupção vulcânica, ordenando uma evacuação preventiva desta cidade a 50 km da capital, Reykjavik.
As autoridades locais autorizaram na segunda-feira (13) o acesso limitado a uma zona de Grindavík a um pequeno número de residentes para recolher alguns pertences, tal como já tinham feito no domingo com outro grupo.
R7