Com aliados esperando mais ajuda, Lula vai a duas cidades com 2º turno
o
Após participação tímida nas campanhas de aliados na primeira volta das campanhas municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo cobrado a ser mais ativo no segundo turno das eleições de 2024, que acontecerá em 27 de outubro. E, nos próximos dias, Lula vai viajar a duas capitais onde candidatos apoiados por ele disputam com adversários da oposição.
O petista deverá dar uma atenção extra para Fortaleza (CE) e há expectativa que comece por lá a participação em campanhas nesta segunda volta. Na capital cearense, o partido dos trabalhadores é representado por Evandro Leitão, atual presidente da Assembleia Legislativa do estado. O chefe do Executivo tem uma viagem prevista para Fortaleza na sexta-feira (11/10).
A principal agenda desse dia será a entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.
Segundo Leitão, existem planos para Lula realizar um ato de campanha com ele no sábado (12/10). Outro participante do evento seria o ministro da Educação, Camilo Santana, que já foi governador do estado e está envolvido nessa campanha.
A capital do Ceará é uma das cinco onde há um confronto direto entre candidatos do PT e do PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. Leitão enfrenta o deputado federal André Fernandes (PL) pela prefeitura de Fortaleza.
Após a apuração das urnas, o candidato petista falou com a imprensa e reforçou que “a disputa é contra o bolsonarismo na capital” no segundo turno. Fernandes teve 40,20% dos votos, contra 34,33% de Leitão.
Belém
Apesar dos planos da campanha de Leitão, a previsão para a semana do titular do Planalto envolve uma passagem por Belém (PA) no sábado para acompanhar as comemorações do Círio de Nazaré.
Conforme apontou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, essa seria uma chance para Lula se encontrar com o deputado estadual Igor Normando (MDB-PA), que confronta o deputado federal Eder Mauro (PL) nas urnas pela prefeitura da capital do Pará.
Além do embate ideológico, Belém é de interesse do governo por ser o local da sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em 2025.
Metropoles