Com Michelle e Flávio Bolsonaro vai a motociata

Postado em 30 de julho de 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, na terça-feira (29/7), de uma motociata promovida por aliados em sua homenagem. O ato partiu do Capital Moto Week, evento que reúne motociclistas anualmente em Brasília.

Bolsonaro deixou a sede do Partido Liberal (PL) no início da tarde, ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP). Abordado por jornalistas, Bolsonaro se esquivou: “Querem entrevista? Só pedir autorização do STF que eu dou”. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também participa do ato, assim como deputados federais do PL.

Após visitar o evento, Capital Moto Week, Bolsonaro subiu em um trio elétrico acompanhado por apoiadores e aliados políticos, em uma motociata que percorreu parte da capital federal. apesar de já ter participado de edições anteriores andando de moto, como em 2019 e 2023, desta vez ele apenas acompanhou o ato do alto do trio.

Ao lado da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Bolsonaro acenou para o público e cantou o hino nacional, mas não deu declarações à imprensa. a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também esteve presente, assim como os parlamentares Marcos Rogério (PL-RO), Hélio Lopes (PL-RJ) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).

A mobilização foi organizada por aliados do ex-presidente como forma de demonstrar apoio em meio aos processos que ele enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, Bolsonaro está submetido a medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e restrições de circulação — ele não pode sair de casa entre 19h e 6h nos dias úteis e deve permanecer em casa durante todo o fim de semana.

Restrições

O ministro do Supremo Alexandre de Moraes, que impôs a Bolsonaro medidas como o uso de tornozeleira eletrônica, já decidiu que não há qualquer proibição para que o ex-presidente conceda entrevistas, mas, como há veto para o uso de falar em redes sociais, o político tem evitado declarações.

Mais cedo, Bolsonaro havia dito que provavelmente não iria andar de moto no evento de motociclistas convocado por seus apoiadores, em Brasília. Segundo ele, há uma “medida restritiva da dona Michelle”, mulher do ex-mandatário. Bolsonaro ainda se recupera da última cirurgia a que foi submetido, em abril.

A motociata em apoio ao ex-presidente está sendo divulgada por aliados e tem como ponto de encontro o evento Capital Moto Week. Em vídeo, os apoiadores fazem convite para “ir à luta” por Bolsonaro.

O Capital Moto Week acontece anualmente na região da Granja do Torto, em Brasília, e reúne motociclistas de todo o Brasil. Esta não foi a primeira aparição de Bolsonaro no evento. Em 2023, ele foi recebido no local por apoiadores, ao som de gritos de “mito”.

Cautelares

O ex-presidente foi alvo de operação da Polícia Federal no último dia 18. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, impôs a Bolsonaro uso de tornozeleira eletrônica e algumas restrições, como proibição de uso de redes sociais, recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 6h, impedimento de sair de casa nos fins de semana e veto ao contato com outros investigados, incluindo o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-mandatário.

Tribuna do Norte