Comissão de Saúde aprova projetos e anuncia audiência para debater crise em hospitais

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (02), os 5 projetos de lei pautados para a reunião. Com a pauta zerada, a presidente Cristiane Dantas (SDD) anunciou para a quarta-feira, 10 de setembro, a realização de uma audiência pública para discutir sobre falta de insumos nos hospitais do Rio Grande do Norte e na Unicat.
“Estarão presentes o secretário de Saúde, e representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, OAB e de sindicatos”, explicou a deputada, autora de um, dos 5 projetos de lei aprovados por unanimidade na reunião. Com votos da própria e dos deputados Dr. Kerginaldo (PL), Terezinha Maia (PL) e Galeno Torquato (PSDB), foi aprovado o projeto que institui o cadastro estadual de pessoas com endometriose no âmbito do Estado do RN.
“Com esse cadastro o Estado vai ter conhecimento dos números de tantas mulheres com essa doença que incapacita”, explicou a deputada Cristiane. “Uma doença difícil de chegar ao diagnóstico”, disse Dr. Kerginaldo, ressaltando que a cirurgia é complicada e o SUS paga muito pouco, dificultando o interesse da classe médica.
Entre os demais projetos aprovados, destaque ainda para o que institui uma política de conscientização sobre os malefícios do uso de cigarros eletrônicos, de autoria do deputado Taveira Júnior (União) e o que garante medicação gratuita a portadores de hiperplasia benigna ou câncer de próstata, de autoria da deputada Terezinha Maia.