Conselho aprova juros de 1,97% ao mês para empréstimos a aposentados.

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta terça-feira (28) a taxa de juros de 1,97% para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. A decisão foi tomada após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defender a taxa.

A informação da decisão foi confirmada à Band pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Segundo ele, as instituições financeiras se abstiveram do voto. Sobre a aprovação, Lupi afirmou que ainda acha a taxa alta.

“Nós recuamos no que a gente tinha proposto inicialmente. Continuo achando a taxa alta, mas a gente tem que fazer o que é possível. Nem sempre o que a gente quer, é o que é possível. Acho que a partir de hoje todo o sistema financeiro volta a atuar e nós vamos agora dentro dos próximos 60 dias aprofundar essa discussão do papel dos consignados”, pontuou.

O CNPS também aprovou a taxa de 2,89% para o cartão de crédito consignado.

Taxas geraram impasse
No último dia 13, o conselho decidiu baixar de 2,14% para 1,70% ao mês o limite de juros. A medida, que entrou em vigor no dia 15, fez os bancos, inclusive públicos, suspenderem os empréstimos para aposentados e pensionistas. A razão, segundo as instituições, seria que não havia condições de arcar com os custos da operação.

BAND

Postado em 29 de março de 2023