Conselho de Ética da Câmara retoma nesta terça (5) processos contra Janones e Gilvan da Federal

Postado em 5 de agosto de 2025

Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados volta aos trabalhos na tarde desta terça-feira (5), após fim do recesso do Congresso Nacional. O colegiado deve analisar processos contra André Janones (Avante-MG) e Gilvan da Federal (PL-ES).

Janones é acusado de conduta considerada incompatível com decoro parlamentar. Segundo denúncia do Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, formalizada pela Mesa Diretora da Câmara, o congressista fez xingamentos “ultrajantes, com expressões de baixo calão, desonrosas e depreciativas” contra Nikolas Ferreira (PL-MG), durante sessão do plenário.

suspensão temporária de Janones, com duração de três meses, foi aprovada pelo Conselho de Ética em 15 de julho. Por isso, deputado fica fora do mandato até outubro.

A Mesa Diretora pede suspensão maior, de seis meses, e apontou que “a postura de Janones é incompatível com a dignidade do mandato e do próprio Parlamento, excedendo o direito à liberdade de expressão”.

Já Gilvan da Federal foi alvo de representação apresentada em abril pela Corregedoria Parlamentar à Mesa Diretora. Segundo documento, ele fez ofensas a Gleisi Hoffmann (PT-PR), hoje licenciada do cargo de deputada para atuar como ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, durante audiência da Comissão de Segurança Pública.

Em maio, o Conselho de Ética suspendeu mandato do deputado por três meses, por ato incompatível com o decoro parlamentar. O congressista retoma atividades nesta semana. Já que processo contra ele foi instaurado em 8 de julho, antes do recesso, o colegiado deve agora definir relator do caso.

Ainda nesta terça, deputados devem eleger novo vice-presidente do conselho, que atualmente tem Fabio Schiochet (União Brasil-SC) como presidente.

r7PRF apreende 104 kg de ouro avaliados em R$ 60 milhões em Roraima