Coreia do Norte promete “apoio total” à Rússia em guerra contra Ucrânia
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, prometeu apoio total à Rússia na guerra contra a Ucrânia. A declaração foi dada nesta quarta-feira (19), pouco tempo após a chegada do presidente russo, Vladimir Putin, ao país. Ele foi recebido por autoridades e moradores em uma cerimônia oficial na Praça Kim Il Sung, no centro de Pyongyang.
“Prometemos total apoio e solidariedade ao governo, exército e povo russos na realização da operação militar especial na Ucrânia para proteger a soberania, os interesses de segurança e a integridade territorial”, disse Kim Jong Un.
Putin agradeceu ao líder norte-coreano pelo apoio, afirmando que Moscou está lutando contra décadas de políticas imperialistas impostas pelos Estados Unidos. Ele garantiu que ambos assinarão um acordo para impulsionar a parceria e expandir a cooperação econômica e militar entre os países, em uma frente unida contra Washington.
Essa é a primeira viagem de Putin à Coreia do Norte em 24 anos. A visita levanta preocupações no Ocidente, já que confirma a crescente parceria de Moscou com o Estado norte-coreano em meio à guerra na Ucrânia.
Desde o início do ano, os Estados Unidos vêm acusando Pyongyang de fornecer armas e munições para a Rússia atacar a Ucrânia, em troca de assistência económica e transferências de tecnologia para o programa de armas nucleares e mísseis. Tal cooperação, segundo a Casa Branca, pode resultar em implicações de segurança preocupantes para a Península Coreana e para a Europa.
SBT