Crianças são encontradas trabalhando em franquias do McDonald’s nos EUA
Duas crianças de 10 anos e outros 303 menores de idade foram encontrados trabalhando em franquias do McDonald’s nos Estados Unidos. O Departamento de Trabalho dos EUA multou as três franquias em US$ 212 mil, o equivalente a mais de R$ 1 milhão.
Segundo o Departamento de Estado, as violações foram encontradas em restaurantes em Kentucky, Indiana, Maryland e Ohio. Dentre as descobertas, o departamento apontou que os menores trabalhavam além das horas permitidas, executavam tarefas proibidas e próximas de churrasqueiras, fornos e fritadeiras, o que é proibido por lei para jovens trabalhadores.
Os investigadores identificaram que as crianças de 10 anos estavam empregadas, mas não eram pagas e às vezes trabalhavam até 2 da manhã. “Muitas vezes, os empregadores não cumprem as leis de trabalho infantil que protegem os trabalhadores jovens”, explicou a diretora distrital da divisão de salários e horas, Karen Garnett-Civils, em Louisville, Kentucky.
A investigação descobriu que uma operadora com 10 franquias empregou 24 menores de 16 anos para trabalhar mais que as horas permitidas legalmente. Outra operadora teria permitido a contratação de 242 menores entre 14 e 15 anos e uma terceira teria contratado 39 jovens.
O regulamento federal sobre trabalho infantil limita os tipos de trabalho que os menores de idade podem realizar nos Estados Unidos. Os limites incluem:
O trabalho deve ser realizado fora do horário escolar.
Não mais de 3 horas em um dia de aula – incluindo sextas-feiras – e não mais de 8 horas em um dia sem aula.
Não mais que 18 horas durante uma semana escolar e não mais que 40 horas durante uma semana não letiva.
Não antes das 7h e não depois das 19h, exceto entre 1º de junho e o Dia do Trabalho, quando o horário noturno é estendido até as 21h
“Estamos vendo um aumento nas violações federais de trabalho infantil, incluindo permitir que menores operem equipamentos ou manuseiem tipos de trabalho que os coloquem em perigo ou os empreguem por mais horas ou mais tarde do que a lei federal permite”, disse Garnett-Civils.
BAND