CURRAIS NOVOS PERDE NÚMERO DE HABITANTES SEGUNDO O RESULTADO DO CENSO 2022 E O VEREADOR DANIEL BEZERRA LAMENTA ; “SOMOS A CIDADE QUE PAROU NO TEMPO, ENQUANTO OUTROS MUNICIPIOS CRESCERAM. O MOMENTO REQUER MUDANÇA EM NOSSA POLÍTICA PÚBLICA”

Segundo os dados do Censo 2022, que teve seus primeiros resultados divulgados nesta quarta-feira (28). Currais Novos está com 41.318 habitantes, um percentual de 3,13% menor que do Censo 2010, quando tinha 42.652 pessoas.

Currais Novos é a Cidade mais importante do Seridó Oriental, de uma localização privilegiada, riquezas naturais importantes, de uma cultura rica e tradições que vem desde sua fundação, como é o caso da Vaquejada e Festa de Sant’Ana, por exemplo. Uma cidade que viveu ciclos muito importantes, como o do Gado, do Algodão e das Minerações. A cidade central que atende em vários aspectos, pelo menos, outras 13 cidades do Seridó Oriental e algumas da Paraíba.

Mas com o passar dos anos, após o fim do auge das Minerações, a cidade precisou se reinventar na sua Economia. O fato de ser cidade polo, foi por alguns anos o suficiente para termos um comércio pujante e que atendesse boa parte dos anseios de emprego e renda para sua população. Porém, com o avançar das outras cidades e o crescimento do comércio na internet, o nosso principal ramo da Economia (comércio), foi perdendo fôlego e não sendo mais suficiente para gerar as oportunidades que os nossos jovens precisam para ganhar dinheiro e poder sustentar suas famílias.

“É necessário uma participação maior do Poder Público Municipal e da classe política, na busca de alternativas que proporcione novas perspectivas para essa juventude, que saem todos os anos de nossas Escolas, Universidades e Instituições de Ensino. Na minha visão temos no campo do Turismo, na Indústria e na área de Serviços em Saúde, por exemplo, caminhos, que sendo potencializados com o apoio maciço do Poder Público em parceria com a Iniciativa Privada, a chance dessa cidade voltar a crescer e se desenvolver são imensas .
Existe algo já sendo feito, mas não na velocidade que necessitamos. Passou o tempo de termos aqui lideranças que só cuidem da cidade, o momento requer mais audácia e coragem, para mudar essa realidade. Em 30 anos deixamos de ser a 6°, para sermos a décima primeira maior cidade do Estado. Se nada mudar e a política pública continuar sendo essa atual, lenta e quase parando, daqui aos próximos 30 anos, seremos ultrapassados por mais cidades e nem entre as vinte maiores do RN, estaremos mais.” Disse o Vereador Daniel Bezerra.

Postado em 28 de junho de 2023