Currais Novos realiza primeiro “Café com Diversidade” na véspera do Dia do Orgulho Trans e Travesti e do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

De forma inédita, na manhã desta quarta-feira (14), a prefeitura de Currais Novos deu um passo importante na construção de uma cidade mais inclusiva e respeitosa com a realização do primeiro “Café com Diversidade”, promovido pela Secretaria Especial de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH). O encontro aconteceu na véspera do Dia do Orgulho Trans e Travesti (15 de maio), e do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia (17 de maio), e foi pensado como um espaço de escuta ativa, acolhimento e fortalecimento das políticas públicas para a população LGBTQIAPN+.
O evento contou com a presença do prefeito Lucas Galvão, que reafirmou o compromisso da gestão com a promoção dos direitos humanos e da diversidade, além da Coordenadora Estadual de Diversidade Sexual e Gênero do RN, Rebecka França, referência no estado na luta pela garantia de direitos da população LGBTQIA+. Também participaram o chefe de gabinete Eduardo Moura, a secretária de administração Ingred Adely, o assessor jurídico Marcelo Xavier e o assessor de comunicação João Bezerra.
Durante o encontro, pessoas LGBTQIA+ compartilharam suas vivências, desafios e esperanças, em uma escuta sensível e comprometida com a transformação social. A ação também serviu como ponto de partida para o mapeamento municipal de pessoas trans e travestis, iniciativa inédita no município, que visa subsidiar políticas públicas mais eficazes e representativas.
Para a secretária da SEMJIDH, Rayssa Batista, o evento simboliza o início de um novo ciclo:
“Promover escuta, reconhecer trajetórias e construir políticas com quem vive as dores e resistências é um ato político. Que esse café seja o primeiro de muitos encontros que coloquem a diversidade no centro das decisões.”
O “Café com Diversidade” representa não apenas um momento de escuta, mas também de afirmação: Currais Novos é uma cidade que se compromete com a vida, a dignidade e a diversidade da população.