Damares Alves revela diagnóstico de câncer durante sessão no Senado

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) revelou que foi diagnosticada com câncer. A fala ocorreu durante sessão da Comissão de Direitos Humanos, realizada nesta quarta-feira (27).
“Há um mês, eu fui diagnosticada com câncer. Eu estou no enfrentamento à doença. Estou tendo a coragem de fazer esse anúncio público, e requer muita coragem”, disse a senadora.
Antes da sessão, a parlamentar destacou as dificuldades enfrentadas em meio ao tratamento. Elaafirmou que passou por cirurgia logo após a descoberta.
“Fui diagnosticada no dia 18 de julho e, em 18 dias, consegui fazer as biópsias, ressonâncias, todos os exames e, em 18 dias, realizar a cirurgia. Com cinco dias, eu já estava aqui no Senado, trabalhando, com um pouquinho de dor”, revelou a senadora.
A parlamentar ressaltou ainda as limitações físicas impostas pelo tratamento e explicou que, por esse motivo, não conseguiu dar continuidade à leitura dos informes previstos para a reunião desta semana.
“Nós deixamos as denúncias para esta semana, mas vou deliberar para que façamos na próxima. Quem sabe já no começo da semana iniciamos a sessão lendo os informes. É porque realmente já estou no meu limite físico nesse momento”, afirmou.
Após a revelação na sessão, a senadora publicou nas redes sociais que o diagnóstico é de câncer de mama. No post, ela reforça a importância de que as mulheres realizem exames preventivos regularmente.
“Estou passando muito bem por todo este processo pois tive diagnóstico precoce. Assim, quero incentivar todas as mulheres a se cuidarem. Façam o autoexame, busquem fazer a mamografia. Descobrir a doença ainda no começo é fundamental para evitar complicações.”
Nesta quarta-feira, o Senado instalou a Subcomissão Temporária de Prevenção e Tratamento de Câncer (CASCANCER), com o objetivo de debater propostas relacionadas à doença. O colegiado é vinculado à Comissão de Assuntos Sociais.
SBT