Data Fifa pode definir os primeiros classificados da Copa do Mundo de 2026

As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 voltam a ser disputadas neste mês de março e as primeiras seleções já podem confirmar vaga para a competição, que será disputada a partir de 11 de junho do ano que vem, entre Canadá, Estados Unidos e México. Os países-sede já estão classificados.


Na Oceania, Nova Caledônia x Taiti, nesta quinta-feira, e Nova Zelândia x Fiji, nesta sexta, disputam vaga para a final, na próxima segunda-feira, de onde a seleção vencedora sairá garantida na Copa. Na Ásia, o Japão está a uma vitória contra o Bahrein, nesta quinta-feira, em casa, para cravar seu lugar no Mundial. Irã, Coreia do Sul, Usbequistão e Iraque precisam de mais resultados, mas podem se classificar no segundo jogo dessa janela, no início da semana que vem.


Os países europeus estreiam apenas agora nas Eliminatórias e na Concacaf o desfecho também vai demorar um pouco mais e ocorre apenas no segundo semestre do ano. O mesmo com a África, que deve ter as primeiras equipes classificadas em setembro. Em quinto lugar nas Eliminatórias da Conmebol, o Brasil estaria classificado neste momento, e pode chegar até mesmo à vice-liderança em caso de vitórias contra Colômbia e Argentina. Os argentinos, líderes, podem garantir a vaga nesta Data Fifa.


Serão 48 seleções: 16 da Europa, 9 da África, 8 da Ásia, 6 da América do Sul, 6 da América do Norte e Central (os três países-sede mais três equipes), 1 da Oceania e 2 classificadas de uma repescagem.

VEJA O CENÁRIO:

ÁFRICA

Nas Eliminatórias Africanas, as seleções se dividem em oito grupos de seis equipes e o líder de cada garante vaga na Copa do Mundo. Os quatro melhores segundo colocados disputam um mata-mata e o campeão vai para a repescagem mundial. Restam seis rodadas por jogar e, no momento, Egito, Sudão, Ruanda, Camarões, Marrocos, Costa do Marfim, Argélia, Tunísia e Comores lideram os grupos. Gabão, Moçambique e Gana (além de Senegal e Namíbia, empatados) são os melhores segundo colocados. A última rodada será em 14 de outubro.

AMÉRICA DO SUL

As dez equipes da Conmebol se enfrentam em turno e returno até setembro deste ano. Desta vez, os seis primeiros garantem vaga direta na Copa do Mundo, enquanto o sétimo colocado vai para a repescagem mundial. Hoje, estariam classificados: Argentina, Uruguai, Equador, Colômbia, Brasil e Paraguai. A Bolívia iria para a repescagem.

AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL

Com três vagas já separadas para os países-sede (Canadá, Estados Unidos e México), as Eliminatórias estão distantes de um desfecho. Até julho, 30 equipes ainda estarão separadas em seis grupos de cinco. A partir daí, até novembro, os dois primeiros de cada grupo vão compor três chaves de quatro times e o campeão de cada chave estará no Mundial. Os dois melhores segundo colocados vão para a repescagem.

ÁSIA

As Eliminatórias Asiáticas estão na segunda fase de grupos, onde 18 equipes se dividiram em 3 chaves de 6 seleções cada. As duas primeiras seleções de cada chave se classificarão à Copa. O terceiro e quarto colocado de cada vão para uma nova fase em que serão definidos os classificados para a repescagem mundial.
Hoje, o Grupo A tem o Irã em primeiro (16 pontos), Uzbequistão em segundo (13 pontos), Emirados Árabes Unidos em terceiro (10 pontos) e Catar em quarto (7 pontos). O Grupo B tem a Coreia do Sul em primeiro (14 pontos), o Iraque em segundo (11 pontos), a Jordânia em terceiro (9 pontos) e Omã em quarto (6 pontos). E o Grupo C tem o Japão em primeiro (16 pontos), a Austrália em segundo (7 pontos) e Indonésia, Arábia Saudita, Bahrein e China empatados com 6 pontos. A última rodadaserá 9 de junho.

EUROPA

As Eliminatórias da Uefa começam somente em março deste ano, vão até novembro e terão 12 grupos de quatro ou cinco seleções. O campeão de cada chave vai para a Copa e os segundo colocados disputam até março de 2026 quatro vagas em uma eliminatória com as quatro equipes mais bem ranqueadas na Liga das Nações da Uefa.

OCEANIA

Oito seleções se dividiram em dois grupos de quatro e os dois primeiros de casa já se classificaram para um mata-mata. Em março deste ano, Nova Caledônia x Taiti e Nova Zelândia x Fiji se enfrentam nas semifinais e que vencer a decisão entre os dois times vencedores deste jogos vai à Copa do Mundo. O segundo colocado disputa a repescagem mundial.

Trump fala em vencer o Mundial

No comando da seleção dos Estados Unidos, Mauricio Pochettino ganhou uma pressão a mais para a Copa do Mundo de 2026. Técnico de um dos países-sede – os EUA dividem o trabalho com Canadá e México -, o argentino lida com Donald Trump, novo presidente americano, e com a cobrança de conquistar o Mundial no próximo ano. No entanto, o ex-comandante do Tottenham e do Paris Saint-Germain é claro: acredita que é possível levar a seleção norte-americana ao título, com a ajuda de Trump.


Neste mês, Donald Trump recebeu na Casa Branca, sede do governo dos EUA, Gianni Infantino, presidente da Fifa. O encontro serviu para alinhar a relação entre as partes e mostrar ao chefe de Estado americano o troféu do Mundial de Clubes, que será disputado também nos Estados Unidos, neste ano. Em uma das conversas entre os presidentes, o italiano foi questionado se a seleção americana teria chance de vencer a Copa do Mundo.


“Os Estados Unidos podem vencer, com o apoio dos fãs. Seus jogadores estão em alguns dos melhores times do mundo”, respondeu Infantino, a Trump. Pochettino viu a conversa entre os dois posteriormente e, em entrevista à Sky Sports, afirmou que a pergunta deveria ser direcionada a ele, e não ao presidente da Fifa. “Talvez ele devesse perguntar diretamente a mim”, afirmou o treinador argentino. “Não acredito que Infantino pode citar o nome de quatro jogadores da seleção americana”, rebateu.


“Se ele (Trump) me perguntasse, responderia que sim (podemos vencer). Com a sua ajuda, com os torcedores, sempre é possível”, disse o argentino. A seleção americana ocupa a 16ª posição no ranking da Fifa e tem, como melhor colocação na Copa do Mundo, um terceiro lugar em 1930, na primeira competição organizada oficialmente pela entidade máxima do esporte.

JOGOS DECISIVOS:

20/03 – 7h35 – Japão x Bahrein
20/03 – 8h – Coreia do Sul x Omã
20/03 – 13h – Usbequistão x Quirguistão
20/03 – 13h – Irã x Emirados Árabes Unidos
20/03 – 15h15 – Iraque x Kuwait
20/03 – 23h – Nova Caledônia x Taiti
21/03 – 3h – Nova Zelândia x Fiji
21/03 – 20h30 – Uruguai x Argentina
24/03 – 3h – Final das Eliminatórias da Oceania
25/03 – 7h45 – Japão x Arábia Saudita
25/03 – 8h – Coreia do Sul x Jordânia
25/03 – 13h – Irã x Usbequistão
25/03 – 15h15 – Palestina x Iraque
25/03 – 21h – Argentina x Brasil

Tribuna do Norte

Postado em 20 de março de 2025