Deputados do RN divergem sobre ataque dos EUA à Venezuela e captura de Maduro

Postado em 3 de janeiro de 2026

Deputados federais do Rio Grande do Norte repercutiram nas redes sociais os ataques dos Estados Unidos à Venezuela e declarações de Donald Trump sobre a captura do presidente Nicolás Maduro. A deputada Natália Bonavides (PT) e Fernando Mineiro (PT) criticaram a investida dos EUA, enquanto o deputado General Girão (PL) comemora a suposta captura de Maduro.

A deputada federal Natália Bonavides (PT) criticou o ataque e afirmou que a Venezuela foi bombardeada sob comando do governo norte-americano. Em publicação nas redes sociais, a parlamentar declarou: “Venezuela é bombardeada pelos EUA, sob comando de Trump. Maduro sequestrado e civis atingidos. Segue a saga estadunidense de financiar guerras em busca de petróleo e poder. Toda solidariedade ao povo venezuelano. Não temos absolutamente nada a ganhar com um vizinho sendo bombardeado. Nada.”

Também deputado federal pelo PT, Fernando Mineiro se manifestou classificando a ação como uma violação à soberania do país vizinho. Ele afirmou: “EUA atacam a Venezuela e dizem ter sequestrado Maduro. Venezuela confirma desaparecimento e pede prova de vida do pte. Esses ataques violam a soberania nacional e são uma ameaça contra a América Latina. Nossa soberania e nossos territórios são inegociáveis.”

Em sentido oposto, o deputado federal General Girão (PL) comemorou a suposta captura do presidente venezuelano. Em publicação, ele escreveu: “Nicolás Maduro foi capturado por forças especiais dos EUA e já está sob custódia em Miami para responder por narcoterrorismo e corrupção. O cerco finalmente se fechou e a recompensa de 50 milhões de dólares surtiu efeito.”

Na mesma manifestação, Girão levantou questionamentos sobre possíveis desdobramentos do caso. “Agora, a pergunta que não quer calar: o que ele vai revelar em sua delação premiada?. Quais aliados aqui no Brasil perderão o sono com as verdades que virão à tona?.”, afirmou. O deputado ainda concluiu: “A justiça internacional agiu e a liberdade começa a raiar para o povo venezuelano. Tiranos não têm lugar em um mundo livre!”

AGORA RN