Diabetes: doença cresce em ritmo ‘alarmante’ e atingirá mais de 1 bilhão de pessoas até 2050; saiba por quê

Em ritmo acelerado e considerado “alarmante” por especialistas, a prevalência da diabetes deve mais que dobrar no mundo e chegar a um total de 1,3 bilhão de indivíduos com o diagnóstico em 2050 – cerca de 13% da população mundial considerando a estimativa das Nações Unidas de 9,7 bilhões de habitantes para o ano.

O alerta é de um novo e amplo trabalho publicado nesta semana na revista científica The Lancet controlado por investigadores que colaboram com o estudo Global Burden of Diseases (GBD) (Carga Global de Doenças, em tradução livre), conduzidos pela equipe do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington (IHME, da sigla em inglês), nos Estados Unidos.

“A rápida taxa de crescimento do diabetes não é apenas alarmante, mas também desafiadora para todos os sistemas de saúde do mundo, especialmente porque a doença também aumenta o risco de doença cardíaca isquêmica e derrame”, destaca a principal autora do estudo e pesquisadora do instituto, Liane Ong, em comunicado.

Hoje, são cerca de 529 milhões de pessoas com a doença, uma prevalência global de 6,1%. O impacto é mais significativo entre os maiores de 65 anos, em que 1 a cada 5 idosos (20%) tem diabetes. Especificamente entre os de 75 e 79, chega a ser 1 a cada 4 (24,4%).

A maior prevalência é observada nas regiões do Norte da África e Oriente Médio: 9,3%. Entre os idosos desses locais na faixa dos 70 anos, é de alarmantes 39,4%, ou seja, mais de 1 a cada 3 indivíduos.

Para o futuro próximo, as tentativas da pesquisa apontam que o aumento da doença, uma das 10 principais causas de morte e incapacidade do mundo, deve ser observada em todos os países do planeta.

Nas duas regiões acima, a prevalência em todas as idades deve saltar para 16,8% da população. Na América Latina e no Caribe, 11,3% da população terá diabetes em menos de 30 anos. No Brasil, segundo a última edição da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, 9,1% dos adultos já têm a doença.

O pesquisador ainda que em 24 dos 204 e países analisados, mais de 20% da população terá um diagnóstico de diabetes. O trabalho examinou a prevalência, morbidade e mortalidade do diabetes nos países e territórios por idade e sexo entre 1990 e 2021 para fazer as estimativas.

Por que a diabetes cresce no mundo?
Segundo o estudo, o aumento dos casos até 2050 está associado principalmente ao avanço da diabetes tipo 2, responsável hoje por 96% dos pacientes no mundo. A prevalência, que é de 5,9%, deve crescer 61,2% e chegar a 9,5% — tornando-se a causa de 1,27 do 1,31 bilhão de diagnósticos daqui a menos de 30 anos. Já o tipo 1 deve aumentar 23,9%, mas saindo de um cenário de 0,2% da população para somente 0,3%.

O GLOBO

Postado em 24 de junho de 2023