Dois dos três senadores do RN assinam instalação de nova CPMI.
O pedido para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os atos ocorridos no dia 8 de janeiro em Brasília já tem assinaturas suficientes no Senado Federal. Dos três senadores pelo Rio Grande do Norte, dois assinaram o pedido: Styvenson Valentim (Podemos) e Rogério Marinho (PL). Até o momento, a senadora Zenaide Maia (PSD) não assinou o pedido que foi formulado pelo deputado federal André Fernandes (PL/CE). Ao todo, 27 senadores assinaram o documento e, para que seja instalada, são necessários ainda outras 171 assinaturas de deputados.
De acordo com dados publicados pelo parlamentar em suas redes sociais, até o dia 10 de fevereiro havia 65 assinaturas de deputados. Ele optou por requerer a abertura de uma CPMI porque, nesse caso, a instalação é imediata e não depende do aval do presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP/AL).
Até o momento, boa parte das pessoas que sofreram sanções pela Justiça é ligada à oposição ao Governo Federal. Contudo, são os próprios oposicionistas a Lula que juntaram as assinaturas para a instalação da investigação. Além dos potiguares, também assinaram o pedido os senadores Sérgio Moro, Damares Alves, Hamílton Mourão, Flávio Bolsonaro, Eduardo Girão e o Astronauta Marcos Pontes.
Tribuna do Norte