Eduardo Bolsonaro ameaça deixar PL por insatisfação com recursos e espaço político

Postado em 2 de outubro de 2025

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem sinalizado a possibilidade de deixar o PL. Segundo lideranças da sigla, o motivo é insatisfação com a falta de estrutura para manter sua comunicação e articulação política a partir dos Estados Unidos. As informações são da jornalista Andréia Sadi.

Integrantes próximos ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmam que Eduardo também se incomoda com o apoio financeiro destinado ao PL Mulher, comandado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

De acordo com esses aliados, as reclamações não procedem, já que Michelle transformou a frente feminina do partido em uma “potência”, viajando pelo país em atividades de mobilização.

Enquanto o PL não vê necessidade de articulação política nos Estados Unidos, Eduardo tem dito que poderia levar até 30 deputados com ele para outra legenda. Membros do partido desacreditam a estimativa e afirmam que a declaração causa risos internos.

Aliados avaliam que o parlamentar busca espaço para construir seu nome como possível sucessor do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Incentivado pela ala radical do PL, ele considera não ter esse espaço atualmente dentro da legenda. O PRTB é citado como um possível destino.

Dirigentes do PL informaram a Jair Bolsonaro que não pretendem mais intervir para conter os movimentos de Eduardo e sugeriram que a própria família atuasse nesse sentido. Alguns deputados acreditam que a saída pode ser apenas um blefe em busca de atenção.

Caso confirme a desfiliação, Eduardo pode perder a proteção política que hoje é articulada pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).

AGORA RN