ELI de Currais Novos apresenta resultados de missão interestadual no Ceará
A governança do Ecossistema Local de Inovação de Currais Novos recebeu a imprensa nesta terça-feira (9) para divulgar os resultados da missão em Fortaleza, no Ceará, realizada na última semana. Na coletiva, estiveram presentes representações dos atores que fizeram parte da comitiva que destacaram a importância de dar segmento aos próximos passos que serão dados.
“Vamos atuar em ampliar as capacitações voltadas ao desenvolvimento de lideranças de gestão estratégica, com objetivos bem definidos. Alem disso, queremos instituir um calendário de eventos com foco na formação e retenção de talentos através de uma cultura da inovação”, explicou Edinete Nascimento, consultora técnica do Sebrae/RN.
A missão contou com uma comitiva de 22 atores do ELI de Currais Novos. A comitiva esteve presente na BS Innovation Hub e Ninna Hub, espaços corporativos de aceleração de startups, e nas Universidades Estadual e Federal do Ceará, também com momentos de imersão nos espaços de inovação dessas instituições. O hub de inovação do Banco do Nordeste e a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) também foram visitados.
“Ainda estamos no primeiro ano de atuação do nosso ecossistema e já começamos a visualizar frutos importantes para a mudança de mentalidade entre os atores, enquanto governança temos o objetivo de integrar essas ferramentas e acelerar as ações para que cheguem os resultados, visitar um ecossistema maduro foi um passo fundamental para buscar referências e parcerias”, afirma o vereador Mattson Ranier, que integra a governança do ELI de Currais Novos.
O que é o ELI?
Os ecossistemas de inovação são polos que reúnem e integram a infraestrutura ao capital humano e financeiro para favorecer ambientes de pesquisa e desenvolvimento que buscam solucionar dores latentes de mercado, criando novos produtos, serviços e projetos que atendam à tais necessidades.