Elon Musk atribui instabilidade do ‘X’ a ataque cibernético

Usuários da rede social X (antigo Twitter) relataram instabilidade na plataforma na manhã desta segunda-feira (10). Em justificativa, Elon Musk afirmou que a rede social foi e segue sendo vítima de ataque cibernético massivo.

“Houve (ainda há) um ataque cibernético massivo contra X. Somos atacados todos os dias, mas isso foi feito com muitos recursos. Ou um grupo grande e coordenado e/ou um país está envolvido.”, explicou o empresário.

Segundo o site Downdetector, que monitora funcionamento de diversas páginas e serviços online, as reclamações começaram por volta das 6h30, com pico de 4.519 reclamações. Às 15h, a plataforma apontava 1.539 queixas.

Grupo assume autoria

Na noite desta segunda-feira (10), o grupo hacker Dark Storm Team, que se apresenta como pró-palestino, assumiu a responsabilidade pelo ataque ao X, em uma postagem pública no Telegram, segundo a Newsweek.

O grupo é conhecido por mirar seus ataques hacker contra países e entidades que apoiam Israel e os bombardeios à Gaza, segundo a revista norte-americana.

Em entrevista à Fox News, Musk disse que os ataques hackers tinham “endereços de IP originários de uma área da Ucrânia”.

SBT

Postado em 11 de março de 2025