Em meio à crise com Trump, Lula viaja ao Chile para discutir democracia com presidentes

Postado em 21 de julho de 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega neste domingo (20) a Santiago, no Chile, onde participa da “Reunião de Alto Nível Democracia Sempre”. O encontro, convocado pelo presidente chileno Gabriel Boric, reunirá também os chefes de Estado da Espanha, Pedro Sánchez; da Colômbia, Gustavo Petro; e do Uruguai, Yamandú Orsi.

A cúpula será realizada no Palácio de La Moneda e marca a continuidade da iniciativa lançada por Lula e Sánchez durante a 79ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, em 2024, nos Estados Unidos.

Desde então, os presidentes envolvidos mantêm diálogo para compartilhar estratégias de proteção democrática frente ao avanço do extremismo, à desigualdade, à desinformação e às ameaças institucionais.

Em fevereiro deste ano, os mesmos líderes já haviam se reunido virtualmente para definir os próximos passos.

O encontro no Chile busca agora consolidar um posicionamento comum em favor da democracia, do multilateralismo e da cooperação global baseada na justiça social. As propostas discutidas serão levadas ao próximo encontro de alto nível, previsto para ocorrer de forma paralela à 80ª Assembleia-Geral da ONU, em setembro.

Embora a cúpula já estivesse prevista, a viagem de Lula ocorre sob o pano de fundo da crescente tensão diplomática com os Estados Unidos.

sbt