‘Estamos em guerra’, diz Netanyahu após ataque surpresa do Hamas a Israel

Israel foi atacado por homens armados da Faixa de Gaza e bombardeado na manhã deste sábado, 7, pelo Hamas. Em uma mensagem de vídeo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o país está “em guerra” e convocou reservistas.

“Convoquei os chefes do sistema de segurança e ordenei a evacuação das comunidades que foram infiltradas por terroristas. Isso está sendo feito agora”, disse Netanyahu. “O inimigo pagará um preço sem precedentes. (…) Estamos em guerra e vamos vencer.”

Este é o maior ataque do Hamas a Israel nos últimos anos. Homens armados invadiram o país pela Faixa de Gaza, enquanto um ataque com mais de 5.000 foguetes foi lançado. Israel retaliou com ataques massivos nas cidades de Gaza. Ao menos 22 pessoas morreram e centenas morreram, segundo a imprensa local.

Muhammad Deif, líder do Hamas, afirmou em uma mensagem gravada que o grupo decidiu lançar uma “operação” para “acabar com a última ocupação da Terra”. “Se você tem uma arma, pegue-a. Esta é a hora para usá-la”, disse Deif.

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, o tenente-coronel Richard Hecht, afirmou que o país está atacando “vários locais que pertencem ao grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza” e pediu que israelenses que moram perto do lugar deixem suas casas e se encaminhem para abrigos.

VEJA

Postado em 7 de outubro de 2023