EUA anunciam doação de cerca de R$ 770 mil em ajuda ao Rio Grande do Sul
Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (14) que vão doar um apoio imediato de 150 mil dólares às comunidades afetadas pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril.
Segundo nota da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, o presidente Joe Biden reforçou que está em contato com parceiros brasileiros e estão trabalhando para fornecer assistência à população em coordenação com as autoridades locais.
“Minha administração está em contato com nossos parceiros brasileiros, e os Estados Unidos estão trabalhando para fornecer a assistência necessária ao povo brasileiro, em coordenação com as autoridades locais. Os Estados Unidos estão ao lado do Brasil neste momento difícil,” declarou o presidente dos EUA, Joe Biden.
Em parceria com a ONG World Vision, 50 mil dólares serão imediatamente utilizados para a compra local de 1.300 kits de produtos de higiene, 850 kits de materiais de limpeza e 80 itens de primeiros socorros, além de geradores de energia e purificadores de água. Esse apoio será destinado aos municípios de Estrela, Encantado, Lajeado, Muçum e Roca Sales.
Além disso, a USAID, uma das principais agências de cooperação internacional do mundo, vai oferecer 100 mil dólares para a ONG World Vision para saneamento de água e higiene (WASH), incluindo pacotes de cloração de água e treinamento para 82 abrigos de emergência. O apoio vai também incluir produtos de higiene para mais de 3.200 pessoas e serviços de apoio à saúde mental e psicossocial para quase 5.000 pessoas em abrigos de 13 municípios afetados pelas enchentes no estado.
“Este financiamento vai ajudar a salvar vidas, aliviar o sofrimento causado pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O suporte dos Estados Unidos aos gaúchos continuará,” disse a embaixadora Elizabeth Frawley Bagley.
‘EUA estão ao lado do Brasil’, diz Biden
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que está “profundamente triste” pela perda de vidas e devastação causada pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril. O comunicado foi divulgado pela Casa Branca, sede do governo americano, neste sábado (11).
“Jill (esposa de Biden) e eu estamos profundamente tristes pela perda de vidas e pela devastação causada pelas enchentes no Brasil. Nossos pensamentos e orações estão com as pessoas afetadas por esta tragédia e com os socorristas que trabalham para resgatar e fornecer cuidados médicos a famílias e indivíduos”, escreveu o presidente dos Estados Unidos.
Biden também afirmou que o governo americano está em contato com parceiros brasileiros e que “Estados Unidos estão trabalhando para fornecer a assistência necessária ao povo brasileiro, em coordenação com as autoridades brasileiras, enquanto lideram a resposta”.
Joe Biden reforça no final do comunicado que “os Estados Unidos estão ao lado do Brasil neste momento difícil”.
BAND