Ex-ministro de Bolsonaro ganha cargo no Congresso

Ex-ministro da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro, Célio Faria Júnior ganhou um cargo no Congresso Nacional. Ele foi nomeado como assessor parlamentar na liderança da minoria do Congresso, comandada hoje pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7/6). Para voltar ao serviço público, Célio interrompeu antes do fim a quarentena de seis meses como ex-integrante do governo, durante a qual recebia o mesmo salário de ministro (R$ 31,2 mil) sem precisar trabalhar.

Segundo registros do Diário Oficial, mesmo como servidor do Congresso, Célio optou por continuar recebendo remenuneração da Marinha, onde é servidor concursado. Trata-se de uma estratégia para não perder a contagem de tempo para aposentadoria da Força.

Célio foi nomeado como ministro da Secretaria de Governo em março de 2022. Ele substitui a então ministra Flávia Arruda, que deixou cargo para se candidatar ao Senado pelo Distrito Federal. Antes, ele foi chefe de gabinete e chefe da assessoria especial de Bolsonaro.

No apagar das luzes de seu governo, em dezembro de 2022, Bolsonaro nomeou Célio Faria como integrante do Conselho de Ética da Presidência da República, com mandato de três anos. Em fevereiro deste ano, entretanto, Lula exonerou o ex-ministro do colegiado.

Metropoles

Postado em 8 de junho de 2023