Existe bebida mais hidratante do que a água? Especialistas respondem
Durante o inverno, o tempo costuma ficar mais seco e a hidratação do organismo se torna mais importante. Porém, será que existe alguma bebida mais hidratante do que a tradicional água?
A resposta é simples: não. Porém, alguns chás e infusões sem adição de açúcar podem trazer benefícios além da hidratação e facilitar a ingestão, já que possuem um gosto diferente. Algumas opções podem conter compostos com potencial para reduzir o risco de várias doenças e até incluir diuréticos em doses baixas.
Segundo o nutricionista Antônio Vígolo, da clínica Tivolly, de Brasília, a quantidade de água para consumir por dia e atingir a hidratação ideal é calculada a partir do peso multiplicado por 0,35. “Um adulto de 80 quilos, portanto, deve consumir, no mínimo, 2,8 litros por dia”, explica.
“O nosso corpo é composto por cerca de 70% de água. É ela quem regula nossa temperatura interna, elimina toxinas, transporta nutrientes. Água é vida”, afirma Vígolo.
A recomendação da médica Patrícia Santiago, pós-graduada em nutrologia, é consumir água de coco e isotônicos para ajudar na hidratação. “São excelentes opções. Ambos possuem eletrólitos, minerais que proporcionam carga elétrica quando dissolvidos na corrente sanguínea”, explica.
Confira receitas de chás para ajudar na hidratação
- Chá de abacaxi com cravo
Leve ao fogo 500 ml de água, uma xícara de cascas de abacaxi, cinco cravos-da-índia e deixe-os cozinhar por 10 minutos. Em seguida, coe e sirva.
- Chá de frutas com gengibre
Aqueça 500 ml de água com um pedaço grande de gengibre picado e deixe cozinhar por cinco minutos. Em seguida, desligue o fogo e depois de cinco minutos acrescente três colheres de sopa de chá verde, sumo de metade de um limão e de uma laranja. Deixe descansar por 10 minutos, coe e sirva.
- Chá indiano
Aqueça 500 ml de água com duas bagas de cardamomo, dois paus de canela, três cravos-da-índia e uma colher de sopa de mel. Deixe os ingredientes cozinharem por cinco minutos e, então, acrescente duas colheres de sopa de hortelã. Em seguida, tampe, espere mais cinco minutos, coe e sirva.
Metrópoles