Fátima empossará Luciano Santos, Sérgio Rodrigues e Dácio Galvão em cargos estratégicos no RN nesta segunda 4

A governadora Fátima Bezerra (PT) vai empossar três novos integrantes do governo na próxima segunda-feira 4, às 11h30, no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo do Rio Grande do Norte. Luciano Santos assumirá a Secretaria Extraordinária para Assuntos Federativos. Sérgio Eduardo Rodrigues tomará posse como diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern). Já Dácio Galvão será empossado como subsecretário da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
Luciano Santos, ex-prefeito de Lagoa Nova e ex-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), foi indicado para a Secretaria Extraordinária para Assuntos Federativos pelo vice-governador Walter Alves (MDB). A nomeação preenche a segunda secretaria extraordinária prevista por lei, que estava vaga desde o início do governo. A Secretaria Extraordinária não é uma nova pasta, por isso não precisou passar por votação na Assembleia Legislativa.
Sérgio Rodrigues, engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi empossado como diretor-presidente da Caern na quinta-feira 31. Ele já atuava como diretor de Empreendimentos da Companhia e substitui Roberto Sérgio Linhares, que estava no cargo desde março de 2019.
Rodrigues tem mais de 30 anos de experiência em setores públicos e privados, incluindo cargos como secretário de Administração e de Infraestrutura na Prefeitura de Canguaretama. Sua carreira inclui trabalhos em habitação social e eficiência energética em iluminação pública. Rodrigues também foi indicado pelo vice-governador Walter Alves.
O escritor e ativista cultural Dácio Galvão assumirá como subsecretário de Políticas e Gestão Turística, cargo vinculado à Setur. Ex-secretário de Cultura de Natal, Dácio tem ligação política com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD).
A nomeação dele é vista como uma sinalização de aproximação entre o PT, partido da governadora Fátima Bezerra, e Carlos Eduardo, que foram adversários na disputa pela Prefeitura do Natal em 2024. Naquele ano, Carlos Eduardo manteve neutralidade no segundo turno, quando o PT esperava apoio para Natália Bonavides, candidata derrotada pelo atual prefeito Paulinho Freire (União).
As mudanças representam o início das ações políticas que Walter Alves pretende implementar no governo estadual. Ele assumirá a gestão como governador em abril de 2026, após a renúncia de Fátima Bezerra, que deixará o cargo para disputar uma vaga no Senado nas eleições do próximo ano.
agora rn