Fones de ouvido com cancelamento podem ser a causa de distúrbios auditivos em jovens

Não é de hoje que sabemos que fones de ouvido podem causar perda de audição por causa dos volumes altos. Até os sistemas operacionais de smartphones emitem alertas, caso usuários resolvam ouvir música no volume máximo, como nossas mães avisavam assim que viam os filhos ouvindo música alta. Mas fones modernos podem causar outros tipos de distúrbios, igualmente complexos.
É o que sugere diversos fonoaudiólogos entrevistado pela BBC, em um longo artigo sobre o assunto. Segundo os profissionais de saúde, os casos do distúrbio conhecido como transtorno de processamento auditivo (TPA) estão crescendo, e os culpados podem ser os fones com tecnologia de cancelamento de ruído.
Agora pessoal, segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 1,5 bilhão de
Uso de fones em alto volume e por longo tempo ameaça audição dos jovenspor Tela Azul
Em um dos casos, a britânica Sophie, que mora em Londres, teve a vida mudada ao receber o diagnóstico do problema.
Sophie ouve todos os sons, mas enfrenta sérios problemas para focar em alguém falando ou no som de um carro vindo. O cérebro dela não diferencia esses sons importantes de ruídos do cotidiano, como barulhos de obras e conversas de qualquer um na rua.
Como resultado, Sophie não consegue prestar atenção em aulas sem se distrair ou manter conversas sem ser interrompida por berros de fundo. Segundo a matéria, ela já se acostumou a ser chamada de surda, distraída ou “um pouco tonta”, mesmo que seus exames auditivos estejam todos normais.
Sophie agora opta por assistir aulas em casa, com legendas, ao invés de presencialmente, e sai de bares mais cedo quando os barulhos se tornam insuportáveis para ela.
“Todas as palavras pareciam incompreensíveis quando eu estava na aula e tentava ouvir”, conta Sophie, em entrevista à BBC.
O artigo também afirma:
“TPA é mais comum em pessoas neurodiversas, aquelas que sofreram de uma lesão cerebral ou tiveram uma infecção do ouvido médio quando criança. No entanto, mais pacientes com TPA estão se apresentando fora dessas categorias, deixando os audiologistas questionando se fatores externos, como fones de ouvido com cancelamento de ruído, estão contribuindo.”
Apesar das suspeitas, ainda não se tem certeza que os fones sejam os causadores dos distúrbios, mas profissionais pedem que o NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) faça pesquisas adicionais sobre o tema.
Felizmente, existem tratamentos para o problema e, em alguns casos, pacientes se recuperam totalmente.
R7