Gasto médio dos turistas que visitaram RN cresce 10% em janeiro

O gasto médio dos turistas que chegaram ao Rio Grande do Norte nesta alta temporada registrou um aumento de 10,39% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do painel “Perfil do Turista Potiguar 2025″, lançado este mês, e que integra o Sistema de Inteligência Turística do RN (Sírio). Segundo o levantamento, o gasto médio dos visitantes passou de R$ 405,19 para R$ 447,30. Além disso, os dados mostram que a permanência do turista no Estado aumentou de 6,68 para 7,85 dias. A maioria dos viajantes avalia o destino como ótimo (49,81%) ou bom (41,16%). Os números animaram o trade turístico, que espera que o bom desempenho seja repetido ao longo do ano.

Outro aspecto que mostra o bom momento refere-se ao índice de visitantes que pretendem voltar ao Rio Grande do Norte (91% disseram “sim” quando questionados sobre se retornariam ou não ao Estado). Para George Costa, coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN, os dados são muito positivos. Segundo ele, o aumento do gasto médio (superior à variação da inflação, ou seja, um crescimento real) demonstra que o potencial de geração de renda no Estado para estes visitantes aumentou substancialmente.

“Outro fator a ser comemorado é o aumento do tempo de permanência dos visitantes, pois isso demonstra que a oferta de produtos turísticos (como, por exemplo, a engorda de Ponta Negra) está se ampliando, fazendo com que o turista permaneça mais tempo para aproveitar todas as opções disponíveis. Estes fatores potencializam a já conhecida força do setor de turismo como indutor do nosso crescimento econômico”, disse Câmara.

Edmar Gadelha, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), analisa que os bons números vão continuar ao longo de 2025, impulsionados por estratégias de divulgação e pela qualidade dos serviços oferecidos pelas redes de hospedagem. “A engorda da praia de Ponta Negra – uma obra de grande impacto em nosso principal cartão-postal, ampliou a faixa de areia e elevou ainda mais o valor do destino. Além disso, Natal passou por diversas requalificações urbanas nos últimos meses, tornando a cidade mais moderna, acolhedora e confortável para os turistas e potiguares”, apontou Gadelha.

Paolo Passariello, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), também está otimista. Ele espera que a divulgação do destino permaneça e que a infraestrutura seja reforçada para garantir a manutenção dos números. “Esses dados, com certeza, podem ser considerados bons e promissores para um 2025 ainda melhor, tanto pelo crescimento quanto pela aceitação positiva do destino.

Isso dependerá muito das ações que Prefeitura e Governo colocarão à disposição do trade turístico para que o destino continue sendo bem avaliado e tenha um maior fluxo”, afirmou Passariello.

A pesquisa para construção do painel do “Perfil do Turista Potiguar 2025″ ouviu 1.341 pessoas durante o mês de janeiro, nos polos de Natal e Região Metropolitana, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Tibau. A plataforma foi desenvolvida pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, em parceria com a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur RN).

“O Governo do Estado, através da Emprotur, trabalha a promoção em algumas frentes. Muitas vezes o acesso raso ao crescimento na quantidade de passageiros não permite observar que também atuamos na consolidação de públicos qualificados que buscam passar mais noites no destino, diversificar a própria experiência e, consequentemente, deixar mais recursos. O crescimento de 14% de turistas internacionais impacta diretamente nesse gasto médio diário, por exemplo. São turistas oriundos de países com moedas mais valorizadas, além de perfil com características de busca por experiências únicas, exclusivas”, explicou Raoni Fernandes, diretor-presidente da Emprotur.

Outros investimentos

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (Abav-RN), Antônio Neto, indica que a ampliação da malha aérea, os investimentos em infraestrutura turística e políticas públicas que fomentam o turismo sustentável e qualificado estão entre os fatores que influenciam nas mudanças do perfil do turista que visita o Estado. Segundo ele, há um esforço contínuo que se reflete diretamente nos números positivos e que será determinante para o setor continuar crescendo nos próximos anos.

“O aumento de 10,39% no gasto médio do turista em janeiro demonstra uma valorização do destino e indica que os visitantes estão dispostos a investir mais em experiências e serviços. Esse crescimento está diretamente relacionado à qualificação da oferta turística, à diversificação dos produtos e ao fortalecimento da promoção do estado no mercado nacional e internacional”, comentou Antônio Neto.

Grace Gosson, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN (SHBRS-RN) também destacou as ações públicas como fatores com reflexo nos dados, como o Complexo Turístico da Redinha e os investimentos em segurança pública. “O que se espera é que o poder público, juntamente com a iniciativa privada, seja através de investimentos diretos ou de parcerias público-privadas, continue a melhorar a infraestrutura turística, para que Natal volte a encabeçar os destinos mais procurados do país, porque belezas naturais e hospitalidade são características que temos de sobra”, destacou a presidente.

Tribuna do Norte

Postado em 28 de fevereiro de 2025