Genial/Quaest: Lula com 43% e Flávio Bolsonaro com 38% no 2º turno; vantagem cai pela metade

Postado em 12 de fevereiro de 2026

A nova pesquisa Genial/Quaest aponta redução da vantagem do presidente Lula sobre o senador Flávio Bolsonaro em um eventual segundo turno da eleição presidencial de 2026. O levantamento mostra o petista com 43% das intenções de voto, contra 38% do parlamentar do PL — uma diferença de cinco pontos percentuais.

Em dezembro de 2025, a distância entre os dois era de dez pontos (46% a 36%), o que indica retração da vantagem de Lula no início deste ano.

Segundo o estudo, Flávio Bolsonaro é, neste momento, o nome mais competitivo da oposição em simulações contra o atual presidente. Em cenário de primeiro turno que inclui Lula e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, o senador passou de 28% das intenções de voto em janeiro para 31% em fevereiro. Lula aparece estabilizado com 37%, enquanto Ratinho Jr. oscilou de 11% para 7%.

Nas simulações de segundo turno contra outros governadores da oposição, Lula mantém vantagem mais confortável. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o de Minas Gerais, Romeu Zema, marcam 32% cada contra o presidente, que aparece com cerca de dez pontos de frente. Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, registra 28% em eventual disputa direta, ante 42% de Lula.

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores entre os dias 5 e 9 de fevereiro, com margem de erro de dois pontos percentuais, e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00249/2026.

98FM