Governadora tenta emplacar aliado para mandato tampão no RN

Postado em 21 de janeiro de 2026

A governadora do Rio Grande do NorteFátima Bezerra (PT), tenta emplacar o nome do secretário da Fazenda, Cadu Xavier, para um mandato tampão para governar o estado até janeiro de 2027.

O esperado era que o vice de Fátima, Walter Alves (MDB), assumisse o posto quando a governadora saísse para disputar uma vaga ao Senado Federal. Por imposição da lei, ela não pode ficar no cargo após abril se for candidata.

Fátima foi comunicada nessa segunda-feira (19) por Walter Alves, no entanto, que ele não irá assumir o posto quando isso acontecer, e que o MDB no estado deve se alinhar à Federação União Progressista.

Lideranças nacionais do PT pontuam que é preciso construir uma saída com a governadora, a partir do entendimento da correlação de forças na Assembleia do Estado. É o Legislativo que definirá quem ocupará a cadeira provisoriamente até que o governador eleito em outubro tome posse.

O PT enfrenta dificuldades no Rio Grande do Norte, desde as últimas eleições. Hoje, o partido só tem um deputado federal eleito pelo estado. Os espaços têm sido preenchidos por parlamentares alinhados a centro-direita e ao bolsonarismo.

No cenário da pesquisa Real Time Big Data de dezembro, o prefeito de Mossoró (RN), Alysson Bezerra (União), e o senador Rogério Marinho (PL-RN) lideram as pesquisas ao governo do Rio Grande do Norte em 2026.

CNN