Governo do RN emite alerta e dá orientações sobre como agir no período de chuvas intensas.
Com a perspectiva de chuvas intensas no próximo trimestre – considerando os meses de março, abril e maio, a Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam) da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), através do Vigidesastres, divulgou uma nota informativa à população em geral e profissionais de saúde com uma série de recomendações para o período.
A ideia é garantir saúde, segurança física e bem-estar das pessoas. Embora o período chuvoso traga benefícios, especialmente aos moradores do interior do estado que convivem com longos períodos de estiagem, as fortes chuvas podem causar acidentes e doenças.
Por isso, a Sesap destaca a importância das ações de vigilância, devido ao aumento da ocorrência de doenças e agravos como leptospirose, doenças diarréicas agudas, tétano acidental, acidentes com animais peçonhentos, traumas físicos e psicológicos, além de óbitos decorrentes de afogamentos, soterramentos e da evolução negativa do agravo ou doença.
A Nota Informativa trata das mais diversas situações, como riscos decorrentes de chuvas intensas, proteção da saúde e da vida durante o período chuvoso, recomendações sobre a água para consumo humano, higienização de recipientes para armazenamento de água, embalagens de alimentos, utensílios domésticos, frutas, verduras e legumes. Orienta também quanto a limpeza de pisos, paredes e bancadas que entraram em contato a água da enchente e até mesmo sobre eventos como tempestades com raios, chuvas intensas em municípios litorâneos com falésias.
Em caso de alagamentos, inundações e deslizamentos, a orientação é que a população ligue para o Corpo de Bombeiros Militar do RN, no 193, ou para a Defesa Civil do RN, no 190.
Além da Nota, o Vigidesastres/RN elaborou um Boletim Informativo. O material está disponível na página da Suvam no site da Sesap.
96FM