Governo Trump cita Brasil como bom exemplo de sistema eleitoral seguro

O governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, elogiou, nesta terça-feira (25), o sistema eleitoral brasileiro. Em publicação no site da Casa Branca, o governo dos EUA citou a identificação biométrica adotada pelo Brasil como bom exemplo para evitar fraudes nas eleições. Nos EUA, só é necessário que a pessoa se declare cidadã para poder votar.
“Os Estados Unidos estão atrás de outras nações na aplicação de proteções eleitorais básicas e necessárias. A Índia e o Brasil vinculam a identificação do eleitor a um banco de dados biométrico, enquanto os Estados Unidos dependem amplamente da autodeclaração de cidadania”, diz.
Nesta terça, o governo de Trump anunciou uma Ordem Executiva para proteger a integridade das eleições norte-americanas. Entre as mudanças anunciadas, está a exigência de prova documental emitida pelo governo da cidadania dos EUA em seus formulários de registro de eleitores. “O presidente Trump reconhece que eleições livres, justas e honestas — sem fraudes, erros ou suspeitas — são essenciais para nossa República Constitucional”, diz o texto.
Um dos problemas destacados é o grande número de eleitores que usa voto pelos correios. A prática é um dos métodos de votação no país. Outro ponto citado é a grande quantidade de estrangeiros que votam, mesmo em alguns estados tendo leis que proíbem o voto de não-americanos. Segundo o texto, como o sistema é baseado só na autodeclaração, não há como ter controle da cidadania de quem está votando.
Também são citados a Índia, Dinamarca, Alemanha e Canadá como exemplos positivos para a segurança nas eleições.
r7