Indicados de Álvaro Dias na Codern são exonerados em meio a corte de cargos do Centrão

Postado em 17 de outubro de 2025

Em meio ao corte de cargos do Centrão, o Governo Lula decidiu exonerar Ana Valda Galvão da Diretoria Administrativa e Financeira da Codern, empresa pública que administra o Porto de Natal. A decisão já foi comunicada pelo Ministério de Portos e Aeroportos ao Conselho de Administração – que vai oficializar a exoneração nos próximos dias.

Além de Ana Valda Galvão, outros dois nomes também foram demitidos nesta quinta-feira. São eles: Carlson Gomes e Guilherme Freire. Os três estavam nos cargos desde janeiro deste ano, quando foram indicados pelo Republicanos, partido presidido no Rio Grande do Norte pelo ex-prefeito de Natal Álvaro Dias.

A agora ex-diretora da Codern é formada em Direito e em Administração. Durante a gestão de Álvaro Dias na Prefeitura do Natal, foi secretária de Assistência Social e também de Habitação. Antes, ela já tinha sido assessora e gerente financeira da Codern, tendo depois ido para a iniciativa privada.

Carlson Gomes também foi secretário durante a gestão de Álvaro Dias, ocupando a pasta de Obras e Infraestrutura. Guilherme Freire, por sua vez, ocupou um cargo na Urbana na última administração municipal.

Corte de cargos do Centrão
O Governo Lula tem feito uma onda de demissões de cargos indicados por partidos do Centrão. Ao todo, já foram exonerados mais de 300 cargos da estrutura federal que eram indicados pelo Centrão.

Trata-se de uma retaliação aos votos de parlamentares contra o governo no Congresso Nacional. Na semana passada, parlamentares do Republicanos contrariaram a recomendação do governo e votaram para tirar de pauta a MP 1303, que taxava bancos e super-ricos para compensar perdas de arrecadação da União.

Segundo a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, não faz sentido deputados que votam contra o governo sistematicamente permanecerem com indicações de cargos federais. “Estamos tirando dos cargos os indicados por deputados que votaram contra a Medida Provisória 1303 porque precisamos reorganizar nossa base. Quem votou contra optou por sair do governo”, afirmou Gleisi, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Outras exonerações no RN
As mudanças na Codern não foram as primeiras no Rio Grande do Norte na atual onda de demissões.

No fim da semana passada, Lindberg Natal Barbosa Tinôco deixou a superintendência regional da Companha de Desenvolvimentos dos Vales do Rio São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Ele era indicado pelo deputado federal Benes Leocádio (União).

Já na última terça-feira, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a exoneração de Carmem Lúcia Bairros dos Santos, do cargo de coordenadora regional do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). Carmem era indicada do deputado federal João Maia (PP).

AGORA RN