‘Inspira esperança’: foto de urso polar dormindo em cama de gelo é premiada
A foto de um urso polar cochilando em um iceberg foi vencedora do prêmio Wildlife Photographer of the Year. O clique foi feito por uma fotografia amadora britânica chamada Nima Sarikhani na Noruega.
O que aconteceu
A votação foi feita pelo público. A fotografia nomeada “Ice Bed” (cama de gelo) levou o primeiro lugar do prêmio depois de receber mais de 75 mil votos, de acordo com os organizadores —um número recorde para a competição.
Foto tirada em território norueguês. Segundo a fotografia, a cena despertou “fortes emoções” entre os que presenciaram a cena do animal se aninhando no bloco de gelo, que fica em um arquipélago da Noruega.
Embora as alterações climáticas sejam o maior desafio que enfrentamos, espero que esta fotografia também inspire esperança; ainda há tempo para restaurar a bagunça que causamos.
Nima Sarikhani, em comunicado
Quase 50 mil fotos concorreram ao prêmio. De acordo com a organização, 49.947 fotos de 95 países foram inscritas para o prêmio. A lista foi reduzida a 25 imagens, e “Ice Bed” foi a campeã entre todas elas. O prêmio é desenvolvido e produzido pelo Museu de História Natural de Londres.
A imagem instigante é um lembrete claro do vínculo integral entre um animal e seu habitat e serve como uma representação visual dos impactos do aquecimento climático e da perda de habitat.
Douglas Gurr, diretor do museu, em comunicado
Fotos maravilhosas expostas. Além da foto vencedora, outros quatro finalistas ficaram expostos para apreciação no Museu de História Natural até o final de junho.
uol