INSS divulga calendário de devolução de descontos indevidos nesta quinta-feira (10)

Postado em 10 de julho de 2025
Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgará nesta quinta-feira (10) o calendário de pagamento do ressarcimento a aposentados e pensionistas que foram descontados indevidamente por associações e sindicatos. A previsão é que o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o presidente do INSS, Gilberto Waller, dêem detalhes a partir das 11h00 (horário de Brasília).

Os aposentados que contestaram os descontos ou fizeram o pedido de devolução em agências dos Correios precisarão informar ao governo que aceitam receber o dinheiro administrativamente, pelas regras do acordo que foi elaborado por diversos órgãos e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o INSS, a adesão é necessária para que o beneficiário receba a devolução dos valores diretamente na conta, sem precisar ir à Justiça.

Os ressarcimentos, que serão feitos a cada 15 dias, devem começar a ser pagos a partir do dia 24 de julho. Segundo Gilberto Waller, a Previdência deverá priorizar o pagamento de idosos com mais de 80 anos, indígenas e quilombolas. No primeiro lote de ressarcimento, estima-se que 1,5 milhão de vítimas vão receber o valor total questionado. Pelo cronograma do INSS, outras duas rodadas estão previstas para os dias 9 e 24 de agosto.

band